SES-MG prepara protocolo voltado para prática de atividades esportivas no estado

MG 6839

Em coletiva virtual nesta quarta-feira (8/7), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, adiantou que um protocolo da SES-MG, voltado para atividades esportivas, encontra-se em fase de elaboração. “Entendemos que o alinhamento a esse protocolo possibilitará um controle sanitário maior”, afirma o secretário.

Carlos Eduardo Amaral explica, ainda, que o município é responsável por autorizar a realização de uma competição em sua localidade. “O estado não pretende interferir diretamente nisso. O que nós faremos, então, é claramente dar uma sinalização sanitária de protocolo para a prática dessas atividades”.

Taxa de ocupação

Atualmente, Minas Gerais conta com 3.355 leitos de UTI e a taxa de ocupação geral é de 68,86%.

Ao longo da coletiva, o secretário de Estado de Saúde detalhou o que mudou quanto ao tratamento dessas informações após a revisão metodológica realizada na última semana. “Anteriormente, nós tratávamos esses dados baseados no que entendíamos como sendo ocupação de leitos. Entretanto, essa ocupação apresentava um problema prático no gerenciamento do SUSFácil, sistema utilizado. Isso porque em muitos casos, o paciente era internado no CTI alguns dias e, quando ia para um leito de enfermaria, não era feita a atualização no sistema”, explica Carlos Eduardo Amaral.

Ao identificar essa questão, as equipes técnicas da SES reavaliaram o modo de operar do SUSFácil, de forma a possibilitar a visualização mais efetiva dos leitos desocupados. “Hoje quando vemos a existência de leitos livres num determinado hospital, ligamos para o prestador para checar se os mesmos estão efetivamente desocupados”, esclarece.

Reuniões do Minas Consciente

O secretário Adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, destacou que nesta quarta-feira (8/7) será realizada mais uma reunião do Minas Consciente para avaliação dos dados apresentados pelo programa. “Essas reuniões acontecem todas as quartas, no final da tarde. Sendo o caso de avanço das ondas, isso acontecerá seguindo os critérios dos indicadores, e esta decisão será publicizada amanhã”, explica Marcelo Cabral.

Saiba mais sobre o programa em https://www.mg.gov.br/minasconsciente

Prevenção constante

Carlos Eduardo Amaral pontuou que todos os profissionais envolvidos no enfrentamento à covid-19 em Minas Gerais seguem trabalhando para preparar a rede pública de saúde da melhor maneira. Entretanto, o secretário reforçou ser indispensável a adoção das medidas de prevenção por toda a população.
“De forma, geral, ainda temos leitos no estado e boa parte dos respiradores adquiridos já chegaram à SES e estão sendo distribuídos aos respectivos prestadores. A expectativa é de que tenhamos um aumento de 100% na capacidade instalada de terapia intensiva em Minas Gerais. Isso se deve ao trabalho conjunto do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, dos Municípios e dos prestadores. Entretanto, é muito importante que a sociedade mantenha o distanciamento e todas as medidas de prevenção recomendadas, como uso de máscara e de álcool gel. Isso é o que possibilitará um equilíbrio no número de novos casos, evitando, dessa forma, a sobrecarga do sistema de saúde”.

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima