Nessa quinta-feira (5/6), a regional de Saúde de Januária, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou videoconferência com representantes da Atenção Primária dos Municípios (APS) dos 28 municípios que fazem parte da sua jurisdição, com a finalidade de discutir ações ao enfrentamento do coronavírus. Durante o encontro foram abordados temas como a atuação da APS junto às populações vulneráveis em tempos de Covid-19, a Educação Permanente em Saúde (EPS), atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) frente à pandemia causada pelo novo coronavírus.
As ações de prevenção e rastreamento junto a grupos mais vulneráveis são importantes. O foco nas populações mais carentes, nos idosos, principalmente naqueles que vivem em instituições de longa permanência, e em portadores de doenças crônicas, se torna essencial nesse momento. A identificação precoce dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus resolve grande parte dos casos da infecção que apresentam curso leve e inibi a ida desnecessária das pessoas aos serviços de urgência e hospitais.
De acordo com a coordenadora da CAS, da Regional de Saúde de Januária, Nayra Duarte, “o que podemos avaliar no final da reunião é que alcançamos resultados altamente positivos e que continuaremos avançando cada vez mais em nosso propósito de melhorar a qualidade dos nossos trabalhos, renovando e fortalecendo nossa prática e também ampliando nossas discussões no enfrentamento da Covid-19”, disse.
Mais informações sobre enfrentamento da covid-19 está disponível no site da saúde (www.saude.mg.gov.br/coronavirus).
Autor: Giuliana Dias Luz Batista