As equipes de Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância em Epidemiologia da regional de saúde de Leopoldina realizaram na tarde dessa segunda-feira (19/5), uma reunião para orientar e discutir os protocolos sobre o tratamento de pacientes que realizam hemodiálise nesse momento em que todos os cuidados devem ser redobrados devido ao coronavírus.
Durante o encontro foram debatidas as medidas adotadas quando um paciente renal crônico também apresenta coronavírus, além da forma de transporte segura desses pacientes. Na ocasião também foram sanadas dúvidas quanto as medidas de desinfecção da sala onde são feitos os tratamentos de hemodiálise.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da regional de Leopoldina, Marcela Bella Lopes, o encontro foi válido por abordar temas sensíveis para os gestores hospitalares. “Foi uma reunião importante para troca de experiências de medidas preventivas dentro do serviço e, também, para troca de informações sobre ações bem-sucedidas realizadas em um hospital que podem ser aplicadas em outras instituições”, disse.
Participaram, também, da reunião os responsáveis técnicos pela realização dos processos de hemodiálise da Casa de Caridade Leopoldinense e do Hospital de Cataguases, além da equipe da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina.
Autor: Gustavo Santos Ribeiro