A Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), por meio do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) e em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), promoveu hoje (14-05), um treinamento online em medidas de enfrentamento ao COVID-19 em ambiente Hospitalar para profissionais de saúde dos hospitais que serão referência no atendimento a pacientes do novo Coronavírus na Região Leste.
No início da capacitação, o superintendente Regional de Saúde, Rômulo Batista Gusmão, ressaltou que a capacitação é fruto do encaminhamento das ações do Comitê Macroleste COVID-19 e por consequência de uma reunião com gestores e representantes dos hospitais que discutiu a implementação do Plano de Contingência Hospitalar, quando se viu a necessidade fundamental de implantação de um processo de ações de Biossegurança nessas unidades hospitalares que serão a linha de frente no enfrentamento do novo Coronavírus na região.
Em seguida, a referência técnica do Núcleo de Epidemiologia da SRS-GV, Luiz Patrício Neto, apresentou o cenário epidemiológico do COVID-19 nos 51 municípios da região, que apontam 60 casos confirmados, 222 descartados e 6 óbitos confirmados e 3 em investigação.
O treinamento foi conduzido pelas enfermeiras Patrícia Cinthya N. Mendes e Thamilly Figueiredo Borborema do Serviço de Biossegurança da UNIVALE e abordou temas como a necessidade de um Comitê Gestor nos hospitais para elaboração de um Plano de Contingência Hospitalar em situação de pandemia do Novo Coronavirus, além de aspectos quanto às etapas para elaboração do plano de ação, atividades e ações a serem desenvolvidas, com destaque para a importância das medidas de Biossegurança, como utilização de EPIs, lavagem e desinfecção de ambientes, higienização.
“Com essas medidas bem alinhadas e executadas, os hospitais conseguirão reduzir as taxas de infecção, garantir segurança e proteção para as equipes que estarão em atividade e melhor cuidados aos pacientes”, ressaltou Patrícia Mendes.
A enfermeira do Hospital Nossa Senhora do Carmo de Resplendor, Mariana Teixeira Gomes, salientou a relevância do treinamento. “Essa foi uma importante iniciativa da SRS/GV e do Comitê Macro Leste, que teve o objetivo de alinhar e padronizar os profissionais nas ações nos hospitais inseridos na rede, através de orientações sobre a criação e organização do Comitê de Crise, medidas de Biossegurança, disponibilização de testes diagnósticos, distribuição geográfica de casos na região, disponibilidade e demanda de leitos hospitalares destinados ao tratamento de casos de COVID-19”, frisou.
No próximo dia 19/05, um novo treinamento online será destinado aos profissionais médicos desses hospitais, quando o tema será o Manejo Clínico dos pacientes com COVID-19.
Autor: Frederico Bussinger
