A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu videoconferência para seus servidores na quinta-feira (17/6) para atualizar informações sobre o enfrentamento à covid-19, no sentido de reforçar a prevenção contra a infecção junto aos servidores e seus familiares. O evento teve como foco esclarecimentos sobre dados epidemiológicos, recursos humanos e recomendações sobre prevenção e cuidados, redução dos impactos da pandemia no trabalho, questões éticas, dentre outros tópicos.
A videoconferência foi conduzida pela superintendente Kátia Rita Gonçalves, com a colaboração dos coordenadores Márcia Aparecida Silva Viana (Epidemiologia) e Lucas Barcellos Marques (Recursos Humanos), com a participação dos servidores efetivos e contratados da SRS Passos.
Segundo Kátia Gonçalves, o objetivo do encontro foi ampliar as discussões sobre a saúde e o trabalho. “Os trabalhadores precisam estar informados, capacitados, conscientizados e mobilizados para ações de proteção necessárias. Neste sentido, as medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença e asseguram a manutenção da saúde dos profissionais e a proteção e cuidado com os familiares”, disse.
Após a superintendente abrir a reunião, Márcia Silva fez um breve histórico sobre o novo coronavírus e a pandemia da covid-19, chamando a atenção para os sinais e sintomas da doença, o atendimento médico e providências quanto ao isolamento e o monitoramento de contato – pessoas que estiveram próximas ao infectado no período de transmissibilidade do vírus.
Na sequência, Lucas Marques abordou questões de recursos humanos, como critérios para teletrabalho e afastamento do trabalho, esclarecendo dúvidas dos colegas para que todos possam ter tranquilidade para se tratar, em caso de infecção, ou se afastar durante a quarentena.
De acordo com Kátia Gonçalves, desde o início da pandemia, em 2020, a SRS Passos vem atendendo às recomendações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para que os servidores sejam bem orientados e possam se prevenir contra a doença.
Conforme a superintendente, as recomendações são: Orientar para prevenção, com medidas para contenção do novo coronavírus; Cuidar das pessoas, com orientação aos colegas com sintomas, comunicação transparente e ética; Reduzir os impactos da pandemia, com trabalho remoto, reuniões virtuais, redução de contato; Planejar, por meio de elaboração de cenários e atitudes; e Aprender, uma vez que o vírus ainda está sendo estudado pela ciência.
Autor: Enio Modesto