Na manhã da última sexta-feira (13/03), a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, e equipe estiveram presentes em uma reunião realizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), para discutir medidas de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19) na instituição e na região.
A coordenadora da Vigilância em Saúde da regional, Mariana Cristina Rocha e a referência técnica da Vigilância do Coronavírus, Kesley Duarte de Jesus, foram convidados para prestar esclarecimentos técnicos e apresentarem as ações de enfrentamento que o estado vem desenvolvendo para enfrentar e frear o avanço da epidemia.
“Nossa missão nesta manhã foi acalmar os ânimos através de informações oficiais. Contamos com informes técnicos e protocolos para um atendimento eficaz e seguro. Temos em nossa regional 34 municípios que contam com o nosso suporte para muni-los de informações seguras para combatermos as fake news e o pânico. Já vivemos, em 2009, com o H1N1, uma situação muito parecida e conseguimos superá-la e estamos confiantes que vamos vencer esse desafio novamente”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde da regional, Mariana Cristina Rocha.
O reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, informou que a universidade estará empenhada para contribuir, no que for preciso, em relação às ações de enfrentamento, especialmente as preventivas. “Precisamos manter um diálogo permanente entre as instituições ligadas à saúde, bem como com as casas de saúde para que possamos tomar as decisões mais assertivas e melhor para a população. A UFVJM e seus servidores, em especial os professores da área da saúde, estão solidários e à disposição para enfrentarmos juntos essa situação”, afirmou o reitor.
Na ocasião, foi criada uma comissão mista, composta servidores da Regional de Saúde de Diamantina, Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, representantes da UFVJM, das casas de saúde e demais órgão presentes, para o alinhamento de ações e tomadas de decisões.
Autor: Ricardo Maciel