Novo financiamento da Atenção Primária à saúde é tema de reunião na Regional de Saúde de Alfenas

financ.atp2

O novo financiamento federal da atenção primária à saúde foi tema de encontro realizado na tarde desta terça-feira (3/3), na sede da Regional de Saúde de Alfenas. No último dia 12 de fevereiro, o tema também foi abordado com os gestores municipais, coordenadores da atenção primária e coordenadores de saúde bucal dos municípios de abrangência da regional. Na ocasião, os municípios de Areado, Bandeira do Sul, Campos Gerais, Carvalhópolis, Fama, Machado, Monte Belo, Paraguaçu e Poço Fundo não conseguiram enviar participantes. Muitos, em virtude do desabamento de trecho da BR 491, entre Paraguaçu e Alfenas, devido às fortes chuvas na época, que interditou totalmente a rodovia.

“Nós estamos aqui para trocar conhecimento, já que os municípios estão acompanhando com muito interesse as publicações ministeriais sobre o assunto e debatendo conosco. Já acordamos com os outros municípios e agora com vocês, que faremos reuniões mensais para acompanhar o desempenho das equipes no cadastramento e indicadores dos municípios. Nós queremos fortalecer a atenção primária e alcançar melhoria, por isso é importante que nos posicionem sobre os assuntos que necessitam de maior atenção ou treinamento”. Enfatizou Juliana Pacheco, referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS).

Nessa nova oportunidade, foi abordada a Portaria Nº 2979/2019, que institui o Programa Previne Brasil e o novo modelo de financiamento federal da atenção primária à saúde, informes de promoção à saúde e informes da saúde bucal. Os participantes sanaram dúvidas sobre o novo modelo e expressaram suas expectativas diante dele.

Autor: Thayane Viana de Carvalho

Rolar para cima