Regional de Montes Claros, MPMG e gestores de saúde alinham ações para atendimento de casos suspeitos de Coronavírus

Créditos: Pedro Ricardo

Nesta quinta-feira (27/02), numa ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Regional de Saúde de Montes Claros, Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da região macro Norte de Minas, prestadores de serviços e a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, foram tomadas várias medidas para alinhar o fluxo de atendimento de pacientes com suspeita de terem contraído Coronavírus. Entre as decisões ficou acertado que, num prazo de 48 horas, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros colocará em funcionamento telefone exclusivo para atendimento das demandas da população sobre o Coronavírus. O serviço funcionará 24 horas, todos os dias da semana.

Já nos dias 3 e 4 de março, a Regional de Saúde de Montes Claros manterá a realização de seminário sobre Coronavírus, gripe H1N1 e Sarampo. A capacitação envolverá profissionais de saúde dos 54 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde. Posteriormente será realizado novo seminário envolvendo médicos, enfermeiros e coordenadores de atenção primária à saúde de outros 32 municípios que integram as regionais de saúde de Januária e Pirapora.

Também em março, durante encontro trimestral, a coordenação regional do Programa Médicos pelo Brasil realizará capacitação de 137 profissionais que que atuam em vários municípios do Norte de Minas. O objetivo principal será repassar informações sobre como se dá a transmissão do Coronavírus, os fluxos de encaminhamento de pacientes na rede de atenção à saúde; notificação dos casos suspeitos e as condutas de tratamento que tem sido adotadas. Ao retornarem aos municípios os profissionais repassarão as informações para os demais servidores do sistema de saúde de suas localidades.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, ressalta que “a capacitação dos profissionais que atuam nos serviços de atenção primária dos municípios, bem como nos hospitais, é de fundamental importância para viabilizar o adequado atendimento dos pacientes com suspeita de terem contraído o Coronavírus, visando conter uma possível proliferação de casos da doença”.

A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, também frisou a importância da capacitação dos profissionais de saúde, incluindo os que trabalham em hospitais. “Em Montes Claros vamos viabilizar a capacitação de todos os profissionais dos serviços de atenção primária, que é a porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde”, completou a secretária.

Durante a reunião realizada na sede do Ministério Público sob a coordenação do promotor Leandro Pereira Barboza, foi definido que os serviços de saúde devem seguir o protocolo de atendimento de casos suspeitos de Coronavírus, conforme definido pelo Ministério da Saúde e pela SES-MG. Além disso, todos os serviços de saúde farão o atendimento de pacientes que estiverem com problemas de síndrome respiratória; adotarão os procedimentos necessários para coleta de amostras para realização de exames laboratoriais e, somente os casos graves é que serão encaminhados para internação, tendo o Hospital Universitário Clemente de Faria como referência.

Também ficou acordado que os serviços de saúde, incluindo os hospitais, deverão notificar imediatamente a vigilância epidemiológica de Montes Claros sobre casos de pacientes com suspeita de terem contraído o vírus. A divulgação dos casos notificados será de responsabilidade exclusiva da vigilância epidemiológica municipal. O município, com apoio da Regional de Saúde de Montes Claros, também divulgará informativos com orientações para a população sobre o Coronavírus, formas de prevenção da doença e tratamento.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima