Regional de Saúde de Diamantina promove reunião de alinhamento com referências técnicas municipais de imunização

Crédito: Ricardo Maciel

Na última segunda-feira, (03/02), a Regional de Saúde de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, promoveu uma reunião de alinhamento direcionada às referências técnicas de imunização dos 34 municípios que compõem a regional.

O objetivo do encontro foi repassar informações sobre a campanha de vacinação contra sarampo, que vai acontecer no período de 10/02/2020 a 13/03/2020 (1ª Etapa). Além disso, foram abordadas questões relacionadas a mudança no calendário nacional de imunização 2020, com a introdução da revacinação de febre amarela aos 4 anos de idade.

“Além de enfatizar a importância da campanha de vacinação contra sarampo, para atingir as coberturas vacinais, aproveitamos o momento para reforçar outras questões, como: os eventos adversos pós vacinais e erros de imunização, bem como a importação e inserção desses eventos no SI- EAPV, com informações completas. Outro tema abordado foi relacionado às perdas de imunobiológicos devido a falhas de equipamentos e transporte dos mesmos e o impacto financeiro que a falha gera, momento em que solicitamos aos municípios estratégias para evitar que isso aconteça, considerando que na maior parte são situações evitáveis”, complementou Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica de imunização da Regional de Saúde de Diamantina.

Para Ana Laura, referência técnica de imunização do município de Conceição do Mato Dentro, a reunião foi extremamente produtiva. “A reunião foi muito esclarecedora e conseguimos sanar muitas dúvidas. Na ocasião, pudemos discutir, de forma ampla, as notas técnicas com os profissionais da Regional de Diamantina e, além disso, foi muito proveitoso o momento de troca de experiências com as equipes de outros municípios e que estão engajados no mesmo propósito. Foi muito bom e entendo que esses momentos são muitos valiosos para o desempenho das nossas atividades”, destacou Ana.  

Também estiveram presentes a coordenadora da Vigilância em Saúde Mariana Cristina Rocha e os técnicos Kesley Duarte de Jesus e Ana Cristina Cardoso, que deram suporte na realização da reunião.

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima