Regional de Pedra Azul e Cosems Regional debatem serviço de oncologia e CEAE

20190930 100406

Com o objetivo de debater os assuntos classificados como de maior relevância para a região, o diretor da Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Alves, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) Regional, Maria Aparecida Sicupira, realizaram, no dia 30/9, em Pedra Azul, uma reunião de alinhamento que debateu, entre outros assuntos, o serviço de oncologia ofertado aos municípios da região.

O diretor Marcelo Alves, e a presidente, Maria Aparecida Sicupira, destacaram a necessidade de se fazer um estudo cauteloso sobre os serviços ofertados por cada prestador para que as pactuações ocorram sem que haja qualquer prejuízo para os pacientes. Para a próxima reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), prevista para o dia 3/10, em Itaobim, os Núcleos de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) e Regulação em Saúde já realizarão uma apresentação sobre o serviço de oncologia. “Além de debatermos esse assunto na CIR, também iremos debater na nossa reunião do Cosems, que é um espaço de muita discussão e onde todos os secretários de saúde podem participar e manifestar a sua opinião. Outro encaminhamento que saiu dessa reunião SES/COSEMS foi uma proposta de formar uma comissão com participação SES/COSEMS para avaliar melhor o cenário de oncologia, inclusive, com visita aos prestadores para conhecer a capacidade instalada”, afirmou Maria Aparecida.

Outro ponto debatido na reunião foi a melhoria no fluxo de marcação de consulta no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em Jequitinhonha. A Regional e o Cosems já haviam realizado uma reunião de alinhamento com a equipe do CEAE, no dia 12/9; e em outubro, do dia 8 a 18, serão realizadas capacitações e supervisões nos municípios que não estão cumprindo as metas pactuadas de encaminhamento de pacientes na carteira de serviços do CEAE. Outra ação programada é uma reunião de alinhamento, no dia 15/10, no CEAE, em Jequitinhonha, que contará com a presença da coordenadora do NRAS, Michele Ferraz, e a referência técnica regional do CEAE, Luana Freitas. “Estamos atentos às demandas dos municípios e buscando identificar serviços que podem apresentar melhores resultados ao Estado e aos cidadãos. No caso do CEAE, nosso objetivo é que nossa equipe da Regional, em parceria com a equipe do CEAE e dos municípios, estejam bem alinhados com relação ao serviço prestado no CEAE, buscando otimizar o fluxo de marcação de consultas e, assim, aumentar o número de encaminhamentos de pacientes ao serviço”, explicou o diretor Marcelo Alves.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima