A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abre, no próximo dia 8 de outubro, as inscrições para a seleção de candidatos ao preenchimento de vagas nos seus programas de Residência Médica, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC). As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço www.aremg.org.br, no menu “Processo Seletivo”, onde também se encontra o edital completo. O prazo termina no dia 21 de outubro.
São 212 vagas ofertadas, para 55 programas em 21 especialidades e 15 áreas de atuação: Clínica Médica, Cirurgia Plástica, Toxicologia, Neurocirurgia, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Vascular, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Geral, Pré-requisito em área cirúrgica básica, Mastologia, Pediatria, Neonatologia, Gastroenterologia Pediátrica, Endocrinologia Pediátrica, Infectologia Pediátrica, Pneumologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia em Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia de Mão, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Cirurgia Torácica, Endoscopia Respiratória, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Psicoterapia, Psiquiatria Forense, Neurologia, Infectologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Pneumologia e Psiquiatria.
Os residentes aprovados irão atuar em 14 unidades da Rede Fhemig: Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), Hospital Cristiano Machado (HCM/ Sabará), Hospital Eduardo de Menezes (HEM), Hospital Júlia Kubitschek, Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), Hospital João XXIII (HJXXIII), Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), Instituto Raul Soares (IRS), Maternidade Odete Valadares (MOV), Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA), Hospital Regional Antônio Dias (HRAD/ Patos de Minas) e Hospital Regional João Penido (HRJP/ Juiz de Fora).
O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira, uma prova geral de conhecimentos médicos (valendo 90 pontos) e, e segunda, composta por análise curricular padronizada (10 pontos). Outras informações pelo e-mail psu2020@aremg.org.br.
Residência Médica na Fhemig
O primeiro programa de Residência Médica da Fhemig foi o de Psiquiatria do Instituto Raul Soares (IRS), aberto em 1968, apesar da formalização da Residência Médica no Brasil ter ocorrido apenas 10 anos mais tarde, com a publicação do Decreto nº 80.281 de setembro de 1977. Desde então, a Residência Médica da Fhemig, vem crescendo em tamanho e em qualidade dos programas, conferindo atualmente à Fundação o posto de segunda principal formadora de médicos especialistas no estado de Minas Gerais.
“A residência Médica da Fhemig segue sendo uma das mais procuradas em Minas Gerais e no Brasil, atraindo candidatos de todas as partes do país. Acreditamos que isso se deve à excelência da Fundação no atendimento especializado em diversas áreas de destaque nacional como, por exemplo, no trauma, na infectologia, nas doenças raras na infância e na saúde mental. Além disso, possuímos um corpo de preceptores composto por profissionais reconhecidos como referências em suas áreas”, avalia a coordenadora das Residências em Saúde, Elaine Azevedo.
Em seus aproximadamente 50 anos de existência, a Residência Médica da Fhemig já formou milhares de médicos especialistas altamente qualificados em diversas áreas. Atualmente, 458 médicos residentes cursam os programas em 21 especialidades e 15 áreas de atuação distribuídas em 14 hospitais.
A formação dos residentes segue as normas da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Durante o programa, os residentes atuam sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, em diversos campos de prática que fornecem uma excelente oportunidade de aprendizado, dada a diversidade e a complexidade do atendimento assistencial prestado nas unidades da Fundação.
Autor: Ascom – Fhemig