A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Regulação, reuniu nessa quinta-feira (29/09) 38 municípios de sua jurisdição para capacitação da Programação Pactuada Integrada (PPI)
O encontro foi direcionado aos Secretários Municipais de Saúde e Técnicos do Sistema Susfácil PPI Assistencial.
A abertura da capacitação foi feita pelo superintendente da Regional, Gilson Soares, e pelo coordenador de Regulação Chamel Akil.
Os temas abordados pela Referência Técnica Marcos Roberto foram: Remanejamento Ordinário PPI 2º Semestre de 2019, onde foi apresentado o cronograma com as datas limites para a realização do remanejamento ordinário.
Deliberação CIB/SUS nº 2959/2019, que aprova a reprogramação dos procedimentos que trata sobre Glaucoma, em que o paciente portador de glaucoma tem direito a uma consulta por ano, três acompanhamentos por ano e quatro dispensações de colírio por ano.
Sobre a Catarata, Marcos explicou sobre a deliberação CIB/SUS nº 2976/2019, que trata das cirurgias de catarata e os procedimentos de SADT (serviço de apoio ao diagnóstico terapêutico) para realização das cirurgias.
Segundo Marcos, “a reunião foi muito produtiva. Conseguimos esclarecer todas as dúvidas das três pautas abordadas. Tivemos a participação da maioria dos municípios, que a meu ver sabem da importância dos assuntos expostos. Em relação ao remanejamento ordinário, muitos municípios tinham dúvidas a respeito dos tetos alocados dos municípios de atendimentos/executor. Sobre o glaucoma, os pactos já foram todos aceitos pelo município executor (Juiz de Fora) para a realização dos procedimentos. Já a Catarata, informamos aos municípios o prazo para execução conforme a deliberação” conclui a referência técnica.
Autor: Adriana Mendes