SAMU Centro-Sul inaugura Unidade de Suporte Avançado em Congonhas

1 3

Nessa quarta-feira (28/8), o SAMU da macrorregião Centro-Sul inaugurou uma Unidade de Suporte Avançado (USA) em Congonhas. A solenidade contou com a presença da Superintendente Regional de Saúde de Barbacena Hérica Vieira, prefeitos da região, equipe do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência (CISRU) e outras autoridades.

A Unidade de Suporte Avançado (USA) é considerada uma UTI Móvel, capaz de atender casos mais graves como os procedimentos invasivos, tais como: intubação, drenagem torácica, partos, doenças cardiovasculares graves, infartos e arritmias. É equipada com aparelhos de alta tecnologia como: respirador mecânico, cardio versores, bomba de infusão de seringa, detector fetal, monitorização de oximetria e imobilizações para vítimas presas em ferragens, além de uma ampla classe de medicamentos. A unidade é tripulada por um condutor-socorrista, um enfermeiro e um médico.

Segundo a Secretária Executiva do CISRU, consórcio que faz a gestão do SAMU Centro-Sul, Ormesinda Barbosa, Congonhas é um município geograficamente posicionado para atender as necessidades de intervenções das três microrregiões que compõem a macrorregião (Barbacena, São João Del Rei e Congonhas/Conselheiro Lafaiete). No que se refere à Unidade de Suporte Avançado, a microrregião conta também com uma USA em Conselheiro Lafaiete que, por muitas vezes, fica ocupada realizando transferência intra-hospitalar de pacientes que necessitam de cuidados médicos intensivos e que a insuficiência de leitos de UTI na macrorregião leva a remoção de pacientes graves a outros polos assistenciais do tipo Belo Horizonte e Juiz de Fora. “Vale ressaltar ainda que o município de Congonhas, pelo fato de ser cortado pela BR 040, onde existe um grande fluxo de veículos, principalmente caminhão, registra-se alto índice de acidentes automobilísticos e com isso tem-se necessidade de uma USA para não sobrecarregar, e diminuir o tempo-resposta da base de Conselheiro Lafaiete. Sendo assim o CISRU agradece a SES-MG por nos garantir a ampliação de nossa frota nos contemplando com a USA de Congonhas”, afirmou Ormesinda. “Tivemos, no período de janeiro a agosto/2019, quase 1000 atendimentos com a USA de Lafaiete e mais 1002 atendimentos com a USB de Congonhas”, completou a secretária executiva do CISRU.

Ainda segundo Ormesinda, essa unidade de suporte avançado atenderá a 17 municípios da microrregião de Congonhas, com uma população estimada de 230 mil habitantes. “Essa USA já está funcionando há 6 dias, estamos com um processo de habilitação também pelo Ministério da Saúde para a complementação de recursos. Estamos hoje com um custo estimado em 168 mil reais para garantir equipe, medicamentos, materiais, combustível e manutenção de ambulância para que ela possa rodar, por mês”, explicou a secretária executiva.

Em seu pronunciamento, a Superintendente Regional de Saúde, Hérica Vieira, afirmou: “a gente sabe que os municípios passam por dificuldades, e reitero a importância do CISRU para que a Rede de Urgência e Emergência se efetive. Por meio dos estudos técnicos que foram feitos para pleitear essa unidade, e trazendo que desde 2014 quando foi deliberada a ampliação das unidades do SAMU de bases e das USA’s, esse processo vem sendo construído e hoje a gente tem a honra de estar aqui celebrando esse momento. Mesmo em crise, a gente conseguiu, através de argumentos técnicos da secretaria do CIRSU junto com a Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, provar que é necessário ter essa base hoje equipada com essa alta tecnologia, que é uma ambulância USA”, destacou a superintendente.

O recurso destinado a ampliação de frota do SAMU 192 da Região Ampliada de Saúde (RAS) Centro Sul, com a base descentralizada com uma USA em Congonhas, tem seu financiamento de forma tripartite conforme a Portaria 1010, de 21 de maio de 2012 alterada pela portaria 1473 de 18 de julho de 2013. Inicialmente, será repassado pelo Estado a parcela federal, até que a ambulância seja habilitada pelo Ministério da Saúde, perfazendo o total mensal de R$48.125,00.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima