Norte de Minas sedia Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde

encontro atencao basica

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério da Saúde realizam em Montes Claros nesta terça e quarta-feira, 27 e 28/8, o 3º Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária. Com a participação de gestores de municípios jurisdicionados às regionais de saúde de Montes Claros, Januária, Pirapora, Pedra Azul e Unaí, o Encontro foi realizado no auditório das Faculdades Santo Agostinho, com o objetivo de construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da atenção primária.

Os encontros nos estados acontecem desde 2018, quando Minas Gerais sediou dois eventos em Belo Horizonte e Uberlândia. O trabalho está sendo encerrado no Norte de Minas. “O encontro tem como meta identificar os principais desafios para a concretização de uma atenção primária resolutiva, capaz de ordenar a rede de atenção à saúde e coordenar o cuidado, propondo estratégias de superação de forma tripartite, colaborativa e ampliada”, explica a assessora da Superintendência de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Lílian Noriko Kirita.

A abertura do Encontro contará com a participação da secretária-adjunta da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, representando o Ministério da Saúde, Caroline Martins José; o subsecretário de políticas e ações de saúde de Minas Gerais, Marcílio Dias Magalhães; a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques; a secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – (Cosems), Eduardo Luiz da Silva.

A superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques entende que a realização do Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária possibilitará maior aproximação dos gestores municipais com a SES-MG e o Ministério da Saúde.

“A melhoria dos serviços mantidos pelo Sistema Único de Saúde – (SUS) se constitui fator primordial para a redução das demandas que atualmente acabam chegando às unidades de média e alta complexidade. Para que seja garantido o acesso da população aos atendimentos básicos de saúde é preciso que os problemas sejam identificados e solucionados por meio de trabalho conjunto envolvendo os municípios, o Estado e o Ministério da Saúde”, conclui a superintendente.

Temas

Após a abertura do Encontro, a secretária-adjunta da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Caroline Martins José, falará sobre a “Política Nacional de Atenção Básica e o Panorama da Atenção Primária à Saúde no Estado de Minas Gerais”. A partir das 14 horas serão realizadas duas mesas redondas com foco na planificação da atenção à saúde (saúde em rede); e a integração da atenção primária com a vigilância em saúde. Nesta oportunidade a coordenadora de atenção primária à saúde de Januária, Dayanne Yasmim Vanderlei Guedes, fará apresentação de experiências desenvolvidas no município norte-mineiro.

Quarta-feira, o Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária será aberto às 9 horas com a realização de três workshops: Promoção da Saúde na Atenção Primária; Saúde Bucal no Contexto da Atenção Primária e Infraestrutura: Requalifica (construção, reforma e ampliação); Academia da Saúde – Equipamentos e Emendas Parlamentares. Em seguida será apresentada uma análise qualitativa sobre a atenção primária à saúde em Minas Gerais.

A partir das 13h30m o médico e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Antônio Prates Caldeira falará sobre “Processo de Trabalho da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde: da prática de integração dos serviços à coordenação do cuidado”.

O Encontro será encerrado a partir das 15h30m com exposição dialogada sobre a Estratégia e-SUS Atenção Básica, que se constitui uma iniciativa do Ministério da Saúde para reestruturar as informações em nível nacional.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima