Regional de Saúde de Ubá comemora Mês da Luta Antimanicomial

Imagem

Durante o mês de maio, vários eventos, comemorações e avanços marcaram o campo da saúde mental nos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Ubá.

No mês que se comemora o 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial, vários municípios como como Piraúba, Rio Pomba, Muriaé, Vieiras, Ervália, São Francisco do Glória, Senador Firmino, Eugenópolis, Miraí, Visconde do Rio Branco, Ubá, Dores do Turvo, São Geraldo, Tabuleiro promoveram mobilizações, eventos e desfiles pelas ruas, praças, teatros. A fim de convocar a população a refletir sobre o cuidado de portadores de transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas em liberdade.

“Os vários eventos e mobilizações mostram o amadurecimento da saúde mental nas Regiões de saúde de Ubá e Muriaé, bem como a ampliação da rede e a direção pelo cuidado psicossocial no lugar do “cuidado” que exclui”, relata Fabiana Érica de Souza, Referência Técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Ubá.

Também no mês de maio tivemos a inauguração do CAPS 1 de Miraí no dia 25, quando estiveram presentes o diretor da GRS Ubá, Reginaldo Furtado e a Referência de Saúde Mental. Além disso foram implantados outros novos serviços de saúde mental como o Serviço Residencial Terapêutico de Ubá e a Unidade de Acolhimento Adulto e CAPS AD III de Muriaé.

 

Autor: Lavínia Luisa

Rolar para cima