Dando continuidade ao trabalho de capacitação aos profissionais que trabalham com vigilância sanitária no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove nesta quinta e sexta, 03/05 e 4/05, um workshop sobre segurança do paciente na assistência à saúde. O objetivo é discutir o papel da VISA na redução da proliferação de microrganismos resistentes.
“Realizamos atividades de capacitação sobre segurança do paciente desde 2015. Nossa equipe de vigilância é treinada constantemente para monitorar os eventos adversos, as ocorrências de surtos e para sensibilizar gestores de saúde sobre o assunto. Nosso objetivo é reduzir a incidência e a proliferação desses microrganismos resistentes com medidas de saneamentos, higiene e prevenção”, explicou Nádia Aparecida Dutra, Coordenadora de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos do evento.
Segundo Nádia, nos últimos anos ocorreu um aumento de infecções por germes multirresistente tornando-se um grande problema para a saúde pública e para a segurança dos pacientes. A VISA busca evitar a proliferação desses germes realizando inspeções em unidades de saúde. Outra ação é a orientação dos profissionais sobre medidas como limpeza e desinfecção de superfícies, higienização das mãos e racionalização do uso de antimicrobianos.
A coordenadora da Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Diamantina, Nara Viana é enfermeira e uma parte do seu trabalho consiste em realizar inspeções nas unidades de saúde dos 33 municípios que fazem parte da regional e ela destaca, “a maior dificuldade do trabalho é alcançar a conscientização dos profissionais que prescrevem medicamentos sem necessidade ou sem seguir as orientações em relação a posologia e tempo de tratamento”, opinou Nara.
Durante o workshop, a referência técnica em Segurança do Paciente, Rosilene Madureira falou que entre as competências da VISA estão a avaliação das medidas adotadas pelas unidades de saúde para evitar a proliferação de microrganismo: “avalia-se as medidas adotadas, acompanha a implementação das ações, solicita informações e cobra as notificações de surtos”.
Capacitação contínua
Em 2017, a SES-MG, em parceria com o Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG- Saúde), proporcionou aos profissionais da VISA o curso Gestão Integrada da Qualidade e RDC 36- Segurança do Paciente, realizado no processo de Ensino a Distância (EAD), o curso teve a duração de um ano.
A enfermeira, Nara Viana, apoiou a iniciativa: “abriu possibilidade de atualização do conhecimento. Além disso, demonstra uma preocupação constante da equipe da VISA no estado com a capacitação contínua dos profissionais envolvidos na inspeção das unidades de saúde”, disse.
Na sexta-feira (04/05) será a conclusão do processo com a entrega de certificados aos participantes. “O curso contribuiu muito para a nossa equipe. E para a melhoria do nosso processo de trabalho em relação às investigações dos eventos adversos”, avalia Nádia.
Autor: Juliana Gutierrez