Na manhã desta terça feira (23/01) foi realizada no auditório da Regional de Saúde de Pouso Alegre, a 1ª Reunião Técnica do Plano de Enfrentamento à Febre Amarela, para os 53 municípios que fazem parte da regional. O evento, que reuniu cerca de 130 pessoas, contou com a participação de Secretários Municipais de Saúde e de coordenadores Municipais de Epidemiologia e da Atenção Primária.
O objetivo foi traçar estratégias regionais, em virtude da proximidade com o estado de São de Paulo e do cenário crítico epidemiológico na região, além de estabelecer alinhamento técnico entre os Coordenadores Municipais de Epidemiologia e de Atenção Primária para as ações de combate e controle a Febre Amarela, sensibilizando os Gestores quanto a implementação destas ações.

O Regional de Saúde de Pouso Alegre, Luis Augusto de Faria Cardoso, realizou a abertura e destacou a relevância do evento, porque possibilitou discutir de forma atualizada as principais diretrizes estaduais para adequação regional ao Plano de Enfrentamento, de forma que os municípios pudessem tirar dúvidas, se atualizarem e inclusive traçarem suas estratégias municipais dentro de suas realidades.
Ainda de acordo com ele, “hoje em nossa região de saúde o cenário epidemiológico é de que até o momento não houve nenhum caso confirmado para Febre Amarela, porém a proximidade com São Paulo nos coloca em estado de alerta máximo, por isso colocamos o nosso papel enquanto Superintendência Regional de Saúde na colaboração do desenvolvimento de estratégias das ações municipais e também na criação de uma rede efetiva de assistência aos pacientes suspeitos a Febre Amarela”, destacou.
Após a abertura da reunião pelo Superintendente, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Patrícia Coutinho, apresentou o cenário epidemiológico na região, a vigilância em casos humanos, a vigilância das epizootias (morte de primatas), imunização e o controle vetorial. Durante o evento também foi abordado pela Referência Técnica do Núcleo Redes de Atenção à Saúde, Wellintom Moreira Lopes, o fluxograma de atendimento aos casos suspeitos de febre amarela, bem como o fluxograma de encaminhamento de casos suspeitos para os hospitais de referência, da região: Hospital das Clínicas Samuel Libânio em Pouso Alegre e Hospital Santa Lúcia em Poços de Caldas.
Autor: Cláudia Santos