Regional de Saúde de Montes Claros inicia ações para reestruturação da Santa Casa de Capitão Enéas

Crédito: Pedro Ricardo

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou na quinta-feira, 27, reunião com o prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira e com o secretário municipal de Saúde, Adriano Souza Santos, para iniciar entendimentos com vistas à reestruturação da Santa Casa Nossa Senhora da Guia, sediada naquela cidade. O encontro contou com a participação da superintendente regional de Saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques; dos coordenadores de Assistência à Saúde, Regulação, Vigilância Sanitária e de Assessoria de Gestão Regional da SRS. Na oportunidade, foram avaliadas alternativas visando incrementar o trabalho prestado à população pela instituição de saúde. Também representando a Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Enéas, participou do encontro a bioquímica, Dayanna Calila Soares.

Reinaldo Landulfo explicou que já iniciou entendimentos com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e os principais objetivos da sua administração é instalar na Santa Casa serviço de pronto atendimento; laboratório de análises clínicas e serviços clínicos especializados e de diagnóstico por imagens. “Nesse contexto, além do apoio da Superintendência Regional de Saúde, a prefeitura também vai propor parcerias com outras instituições, entre elas universidades, para viabilizar a estruturação dos serviços de saúde do município a fim de prestar um melhor serviço à população”, pontuou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, o objetivo é fortalecer os serviços da Atenção Primária à Saúde. “Nesse contexto, a Santa Casa tem condições de se constituir numa importante referência no atendimento das demandas da população nas questões relativas aos serviços de assistência ambulatorial e de média complexidade”, frisou o prefeito.

O secretário de Saúde, Adriano Souza, salientou que o apoio técnico da SRS “é de fundamental importância, levando em conta que, apesar da Santa Casa estar enfrentando uma série de problemas administrativos e de infraestrutura, mensalmente são realizados cerca de 900 atendimentos de demandas da população. Pretendemos estruturar um modelo de gestão priorizando o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, bem como  serviços de Atenção secundária e terciária”, reforçou o secretário.

Por sua vez, Dhyeime Pereira Marques salientou que a SRS tem equipe técnica capaz de dar o suporte necessário para que a Santa Casa de Capitão Enéas seja preparada para também se tornar uma referência no atendimento de demandas da população de municípios que compõem a microrregião de Saúde de Francisco Sá.

A superintendente e coordenadores da SRS destacaram que, pelo fato de estar localizado entre os municípios de Francisco Sá e de Montes Claros, que são referência em atendimentos de saúde mais complexos, Capitão Enéas tem como foco principal o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Diante disso, a Santa Casa poderá ser estruturada para atender as demandas de saúde de maior urgência, estabilizando pacientes e os encaminhando para serviços de referência mais complexos existentes na macrorregião Norte.

Além do apoio à reestruturação da Santa Casa, a Superintendência Regional de Saúde também vai apoiar o município na realização de encontros de capacitação dos profissionais de saúde que atuam nos serviços de atenção primária, incluindo a atualização de processos de gestão de serviços de saúde.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima