Regional de Januária realiza capacitação de profissionais do CAPS em registro de dados

image001

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2017, o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Gerência Regional de Saúde de Januária realizou oficinas práticas com os profissionais dos serviços de saúde da Atenção Primária, secundária e terciária dos 26 municípios jurisdicionados pela gerência.

O objetivo foi capacitar os profissionais para realizar o registro de procedimentos nos sistemas de informação oficiais de forma qualificada. O registro de dados possibilita um melhor conhecimento da realidade do serviço e, assim, podem ser utilizados para o planejamento em saúde.

O público alvo do evento no dia 25 de outubro foi os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial com o tema “Sistemas de informação e CAPS”. Foi explicado aos participantes o funcionamento do Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS) da Atenção Psicossocial no CAPS e o registro de informações no Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado e individual (BPA C e I).

No dia 26 de outubro ocorreu o Colegiado Regional de Saúde Mental, composto por profissionais da Estratégia de Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, Núcleos de apoio a Saúde da Família e Hospitais Gerais, além de convidados. Durante o colegiado foi realizado a oficina prática “Situações Comuns da Saúde Mental na Atenção Primária”, que discutiu casos clínicos comuns a rotina dos serviços.

A referência técnica, Nayra Duarte, destaca que os dois dias de encontro permitiram a qualificação dos profissionais para que possam prestar uma assistência ainda mais qualificada as pessoas que procurarem os serviços de saúde com queixas relacionadas ao sofrimento mental e a usos de álcool e outras drogas.

“A oficina permitiu o trabalho em grupo multiprofissional, a troca de saberes e práticas para condução dos casos. Além disso, favorece a aproximação entre os níveis de atenção, uma vez que todos realizam atendimento de pessoas com sofrimento mental e usuários de álcool e outras drogas”, disse Nayra.

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima