Com a participação de representantes de cinco microrregiões de saúde, a Regional de Saúde de Montes Claros realizou nesta segunda-feira, 02/10, encontro com representantes de secretarias de saúde de 53 municípios do Norte de Minas com o objetivo de apresentar e definir a tipologia de 19 hospitais dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de representantes dos municípios e de referências técnicas do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Montes Claros, o encontro contou com a participação de dirigentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (Cosems).
Na abertura do encontro, realizado no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – (Unimontes), o coordenador do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Montes Claros, Alfredo Prates Neto, explicou que a participação dos municípios na definição da tipologia é de fundamental importância no sentido de contribuir para que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) construa uma politica hospitalar de acordo com as demandas e características das regiões de saúde.
O secretário de saúde de Taiobeiras e presidente do Cosems em Minas Gerais, Eduardo Luiz da Silva, também ressaltou a importância da participação das regiões de saúde nas discussões e construção de uma nova política hospitalar para o Estado, levando-se em conta as especificidades de cada região. Ele lembrou que, “por ano a Secretaria de Estado da Saúde investe mais de R$ 400 milhões no apoio aos hospitais e, nesse contexto, é importante a contribuição das secretarias municipais de saúde na construção de uma rede hospitalar que tenha alto índice de resolutividade o que, consequentemente, contribuirá para a prestação de melhores serviços à população”, afirmou.
Com a realização de encontros com representantes das regiões de saúde atualmente a SES-MG está implantando a terceira etapa das ações de definição da tipologia dos hospitais mineiros que ainda deverá ser aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Estadual. Posteriormente, a SES-MG vai elaborar a nova Política Hospitalar do Estado que, antes de entrar em vigor, também deverá ser aprovada em reunião da CIB.
Alfredo Prates explica que para a definição da tipologia dos hospitais os representantes das regiões de saúde de Minas Gerais estão avaliando trabalho preliminar já elaborado pela SES-MG que classifica as instituições entre hospitais municipais, microrregionais, macrorregionais e especializados. Além disso, a definição da tipologia dos hospitais levará em conta o nível tecnológico em que a instituição se encontra; a abrangência da cobertura; o papel desempenhado por cada hospital dentro da região de saúde na qual se encontra e o indicador de resolubilidade, ou seja, os resultados alcançados na prestação de serviços à população.
Na área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros as microrregiões de Montes Claros/Bocaiúva e de Janaúba/Monte Azul são as que possuem maior número de hospitais, perfazendo seis instituições para cada localidade. Em seguida está a região de saúde de Salinas/Taiobeiras com quatro hospitais; dois hospitais na microrregião de Francisco Sá e um na região de saúde de Coração de Jesus.
Autor: Pedro Ricardo