Regional de Saúde de Divinópolis capacita Codificadores de Causa Base de Morte no Centro-Oeste

Imagem

Entre os dias 25 e 29 de setembro, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e Promoção ( NUVIEP) da Regional de Saúde de Divinópolis capacitou técnicos de 13 municípios da Região Ampliada Oeste (RAS-Oeste) para serem Codificadores de Causa Base de Morte, isto é, da doença ou lesão que iniciou o processo mórbido que levou o indivíduo a morte e também circunstâncias como nos casos de acidentes ou violências.

Cada profissional recebeu apostilas de orientação e os três volumes da 10ª edição do Manual de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) que são: Lista Tabular, Manual de Instruções e o de Índice. Para isso, os codificadores precisam conhecer bem as particularidares da CID, pois ela será o seu instrumento de trabalho. “O que queremos é melhorar a qualidade da informação e agilizar a investigação dos óbitos”, ponderou a referência de Vigilância de óbito da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Salete Maria Novais.

Créditos: Willian Pacheco

O treinamento é para que os profissionais possam codificar os óbitos no próprio no município. A referência técnica de Causa Base de Morte da Regional, Ana camila Neves Morais, explicou que a descentralização melhora o fluxo de trabalho. “ Os técnicos se tornam novos codificadores e isso facilita a gerência das investigações de óbito. Não precisam encaminhar para o Estado fazer a análise das mortes. Os óbitos passam ser investigados pelos técnicos da saúde dos municípios”, explicou a a Referência Técnica.

A nova Codificadora de Causa Base de Morte de Santo Antônio do Amparo, Fabiana Cláudia Souza Borges, considerou a capacitação interessante e enriquecedora. “ Colabora muito o trabalho no município, qualifica as investigações de óbito. Muda o olhar da equipe de Vigilância Epidemiológica sobre as mortes do município”, destacou a Codificadora.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima