Regional de Ubá participa da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde em Belo Horizonte

Reginaldo diretor Franklin e Paulo Magliano 1

Entre os dias 26 a 28 de setembro, representantes da Regional de Saúde de Ubá participaram da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, na cidade de Belo Horizonte. O evento teve como objetivo desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, contando com a participação de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de entidades, instituições, movimentos sociais e ONGs.

Entre os representantes da Regional de Ubá que estiveram na Conferência está o diretor da Regional, Reginaldo Furtado de Carvalho, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Célia Jacinto, o coordenador de Atenção Primária e referência em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Franklin Leandro Neto e o servidor Paulo César Magliano.

Durante o primeiro dia da conferência, foram realizadas mesas de debates que abordaram temáticas relacionadas aos eixos e sub eixos norteadores das Políticas Públicas de Vigilância em Saúde. Os eixos e sub eixos foram diversos, entre eles: “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS”, “Responsabilidade do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde”, “Serviços, práticas, processos de trabalho e tecnologias na Vigilância em Saúde” e “Vigilância em Saúde participativa e democrática para o enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”.

No segundo dia, foram constituídos grupos de trabalhos para discussões, reflexões e aprovação pelos grupos das propostas aprovadas nas conferências municipais e na plenária final da conferência estadual. Àquelas de competência estadual estarão potencialmente compondo a Política Estadual de Saúde. O estado de Minas Gerais contribuirá com a etapa nacional, encaminhando propostas aprovadas na conferência estadual para a 1ª Conferência Nacional de Saúde de Vigilância em Saúde.

Sobre a presença de representantes da Regional de Saúde de Ubá na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, o diretor da Regional, Reginaldo Furtado de Carvalho, explicou que se trata de um importante momento para a vigilância em saúde da região. “A participação da Regional de Saúde de Ubá na Conferência Estadual marca um novo momento para uma prática integradora de vigilância em saúde, ao recebermos da Subsecretaria de Vigilância e Proteção em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da pessoa do Rodrigo Fabiano do Carmo Said, a propositiva do lançamento do piloto de vigilância em saúde a ser trabalhado nas regiões de saúde de Ubá e Muriaé”, explicou.

A Conferência

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância Sanitária, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) e pela SES-MG, sendo a última etapa para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a ser realizada no mês de novembro, em Brasília. A etapa Estadual foi precedida por etapas municipais, onde houve a eleição dos delegados e delegadas participantes da Conferência Estadual. Durante os três dias de debates (26, 27 e 28/09) estão sendo abordados assuntos sobre o lugar da vigilância em saúde no SUS; a responsabilidade do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na Vigilância em Saúde; vigilância em saúde participativa e democrática para o enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

Autor: Lavínia Luisa de Faria

Rolar para cima