A Regional de Saúde de Januária realizou, nesta terça-feira (05/09), a 4ª Reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental. Participaram do encontro representantes da Atenção Primária, hospitais e serviços de Saúde Mental dos 26 municípios sob jurisdição desta Unidade Regional. Estiveram presentes ainda técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) dos Núcleos de Vigilância em Saúde, Núcleo de Atenção Primária à Saúde e referência técnica em Saúde Mental da Regional de Januária.
Dentre os temas debatidos destacam-se a interlocução entre Vigilância Sanitária, Atenção Primária e Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG na discussão de temas relacionados à saúde mental.
Presente no encontro, a referência técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Januária, Nayra Duarte, destacou a importância da articulação entre os diversos pontos das Redes de Atenção à Saúde visando o fortalecimento desta, e, consequentemente da Rede de Atenção Psicossocial. “Torna-se necessário sempre buscar informações para o engrandecimento de saberes dos profissionais que atuam nas redes”, destacou Nayra.
Referência técnica da Vigilância Sanitária Estadual, Antônio Hermes, destacou que “é importante que os planos de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde estejam efetivamente implantados, garantindo a diminuição do risco para a saúde tanto da população como dos trabalhadores envolvidos”.
O Núcleo de Atenção Primária da Regional de Januária propôs inclusão do tema da saúde mental nas reuniões mensais com os coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde. “Nosso objetivo é que o tema da saúde mental atinja cada vez mais os trabalhadores nos serviços e modifiquem suas práticas”, salienta a Coordenadora do Núcleo, Flávia Malta.
Autor: Nayra de Oliveira Duarte