Regional de Saúde de Divinópolis avança na implantação de Núcleos de Segurança do Paciente nas instituições de saúde

Imagem

A Coordenação de Investigação e prevenção das Infecções e Eventos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou ontem, 21 de agosto, reunião com Hospitais Públicos, Filantrópicos e Privados da região Ampliada Centro-Oeste para implantar os Núcleos de Segurança do Paciente(NSP). A reunião contou com a participação de representantes do NPS e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos hospitais da região.

O Encontro que aconteceu no auditório da Universidade Federal de São João Del Rei- Unidade Divinópolis, teve o objetivo de incentivar os hospitais a cadastrar os NSP. Estes Núcleos são responsáveis por realizar as notificações dos incidentes tais como queda do leito, erro cirúrgico e de medicação, baseado na cultura de segurança, além das notificações de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) como infecção do trato urinário associado à sonda vesical, pneumonia associada à ventilação mecânica e infecção de ferida cirúrgica, entre outras.

O foco dos núcleos é a melhoria dos processos de trabalho dos funcionários da instituição, proporcionando um melhor cuidado com a segurança do paciente. Assim, é papel dos núcleos promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança, além de consistir em um componente essencial na busca pela qualidade de uma assistência mais segura para o paciente e profissionais de saúde.

“Os núcleos têm a função de identificar riscos assistenciais, notificar os incidentes no Sistema de Notificação em Vigilância sanitária (NOTIVISA), analisar e avaliar os incidentes decorrentes da assistência ao paciente; elaborar e implantar o plano e protocolos de segurança e investigar os incidentes estabelecendo barreiras de prevenção para que não ocorram novamente”, comentou a a coordenadora de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos da SES-MG, Nádia Dutra.

A referência Técnica em Segurança do Paciente da SES-MG, Rosilaine Madureira acrescenta que o desafio maior para a plena implantação destes núcleos é “conscientizar os profissionais da área a notificarem os incidentes baseados numa cultura de segurança, de modo que os erros sirvam como aprendizado e onde a culpa e a punição são substituídas por oportunidades de melhorias, a fim de evitar a sua reincidência”

O Coordenador da Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div), Alan Rodrigo Silva, ponderou a importância deste encontro para o aprimoramento das notificações e que a Vigilância Sanitária é parceira. “ Este encontro é muito importante para sanar dúvidas e trocar experiências. O que queremos é melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SUS à população”, destacou o Coordenador da Visa da SRS-Div.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima