Agentes de endemias e técnicos em epidemiologia de vários municípios participaram de aulas teóricas e práticas, ministradas pelas referências técnicas, Maria Amélia Silveira e Iára Irma Cardoso, da Unidade Regional de Saúde de Uberaba.
Manejo dos animais, doenças e educação em saúde foram abordados em aulas que aconteceram no Centro de Eventos Paulo Assunção Valentino, e também em locais com alta circulação desses animais, como o cemitério e até mesmo algumas residências.
Este ano, até agora, foram registrados 645 acidentes com escorpiões na Regional de Uberaba. Em 2016, foram 1387 e no ano de 2015, houve 1474 registros.
A secretária municipal de saúde de Conquista, Valdilene Rocha, explica que “a iniciativa de receber a capacitação no município veio devido ao seu alto índice de notificações por acidentes com animais peçonhentos e a necessidade de melhorar o atendimento à população, nesses casos”.
De acordo com a coordenadora regional de epidemiologia, Mirley Azambuja, a capacitação é importante porque, “na hora de fazer a visita, o agente já vai com um olhar sobre este cuidado de estar devidamente protegido para fazer possíveis capturas, além de orientar os moradores para a limpeza dos terrenos e o não acúmulo de entulhos que possam se tornar moradias para os animais”.
O educador em saúde do município de Sacramento, Bergson Santos, frisou a importância desses encontros para proporcionar mais engajamento entre os profissionais. Segundo Bergson Santos “é sempre necessário trabalhar a educação em saúde, além da parte técnica, pois é muito importante repassar as informações à população. Usar rádios, jornais e redes sociais para disseminar e divulgar o trabalho também gera bons resultados”, conclui.
Autor: Sara Braga