Regional de Saúde de Varginha realiza reunião com os coordenadores de Atenção Primária no SUS

Crédito: Gabryella Carvalho Trindade
A Regional de Saúde de Varginha recebeu, nesta última quarta-feira (28/06), os coordenadores e representantes da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) de municípios de sua jurisdição, para discutir e alinhar questões de rotina pertinentes. O evento foi organizado pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Varginha, representado pelo coordenador Fernando Mesquita e pelas Referências Técnicas em Promoção à Saúde e Saúde na Escola, Mônica Maciel e Rosana Melo, respectivamente.

Dentre os temas abordados por Fernando Mesquita, estava o credenciamento das Equipes de Atenção Primária. Ao longo da apresentação, o coordenado ressaltou as modalidades de Equipe da Saúde, os critérios para implantação da Equipe de Saúde da Família, Equipe de Saúde Bucal e Equipes Consultório na Rua, as especificidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e, por último, os passos para a realização do Processo de Credenciamento das equipes.

Durante a apresentação do segundo tema, foram abordadas questões referentes ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Rosana Melo, Referência Técnica do Programa Saúde na Escola, da Regional de Saúde de Varginha, falou sobre a adesão ao referido Programa Saúde, sua contextualização e as regras para o monitoramento do mesmo.

A referência técnica destacou, ainda, que “é obrigatória a formação do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), o qual ficará responsável pelo planejamento e execução das ações, tornando possível alcançar as metas”.

Ao final, Mônica Maciel, Referência Técnica do Programa Estadual de Promoção à Saúde, explanou sobre os indicadores da Política Estadual de Promoção à Saúde, a elaboração do Plano Municipal de Promoção à Saúde e sobre o Programa Bolsa Família, pontuando os objetivos, atividades e procedimentos, as condicionalidades na área de educação, saúde, e assistência social, o acompanhamento das famílias e o cenário Regional.

 

Autor: Gabryella Carvalho Trindade

Rolar para cima