Nesta última terça-feira (06/06), a Regional de Saúde de Uberaba realizou um treinamento com operadores, enfermeiros, médicos e representantes de hospitais da região para falar sobre o manejo do sistema “SUS Fácil”. Realizada pela equipe da Central Macrorregional de Regulação (CRM), a capacitação também abordou a importância do Termo de Confidencialidade que cada operador faz ao receber um login de acesso ao sistema. O termo prevê a responsabilidade técnica, ética e administrativa com relação ao sigilo das informações do Sistema Único de Saúde (SUS).
O operador da CRM Uberaba, Marcos Paulo da Silva, falou sobre vaga zero e quando requisitá-la, sobre o compartilhamento de senhas, acesso ao chat, uso dos telefones para agilizar contato, inserção correta de laudos no sistema, gerenciamento de cadastro de pacientes, transporte e responsabilidades de cada esfera. “Esse treinamento foi o primeiro desse tipo a ser realizado na Superintendência de Uberaba e foi imprescindível para garantir a eficiência e prontidão dos serviços”, afirmou.
De acordo com o coordenador da CRM, José Natal França, o evento atingiu seu objetivo. “A quantidade de dúvidas que pudemos esclarecer deixou clara a importância desse encontro, que pretendemos repetir”, frisou. Marcelo Mallo Reis, coordenador da Unidade Mista de Saúde do município de Fronteira, achou positivo poder trocar experiências e esclarecer dúvidas em conjunto. “As realidades de quem trabalha nos municípios e nas regionais são diferentes, por isso é importante que aconteça essa interação”, concluiu.
Autor: Sara Braga