Na tarde desta terça-feira (11/04), a Regional de Saúde de Juiz de Fora realizou a capacitação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção para os Gestores Municipais de Saúde e profissionais da Atenção Básica (PMAQ-AB) dos 37 municípios de sua jurisdição.
O objetivo do encontro é a preparação da avaliação externa do PMAQ-AB, que será realizada pelo Ministério da Saúde a partir de junho de 2017. O PMAQ-AB encontra-se em seu 3º ciclo e se insere em um contexto em que o Governo federal, crescentemente, se compromete e desenvolve ações voltadas para a melhoria do acesso e da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
O principal objetivo do programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica de modo a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica. O PMAQ-AB gera uma certificação das equipes que aderiam voluntariamente ao Programa e conforme o desempenho atingido, o município recebe um incentivo financeiro mensal do Ministério da Saúde por meio do Piso da Atenção Básica Variável.
Para a Especialista em Políticas de Gestão à Saúde da Regional de Juiz de Fora, Letícia Carvalho, “o Programa é um ótimo instrumento de gestão e pode ser utilizado rotineiramente pelos gestores municipais de saúde e pelos profissionais das Equipes de Atenção Básica para o planejamento das ações de saúde e melhorar, de maneira mais sólida, o acesso do usuário a um serviço de saúde de qualidade”, afirmou.
Autor: Adriana Mendes