Na última sexta-feira (07/04), a Regional de Saúde de Diamantina realizou uma reunião sobre a inclusão produtiva para produtores da agroindústria rural e agricultores familiares da região do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. O objetivo do encontro foi para promover ações integradas, com o intuito de fortalecer o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no Vale do Jequitinhonha, melhorando especialmente a oferta de alimentos para a nutrição escolar.
A reunião contou com a presença de diversas entidades do estado de Minas Gerais, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina (SRE), e de representante do Ministério Público de Diamantina.
O gerente da EMATER, Wagner Almeida, falou sobre as dificuldades de acesso dos produtores ao PNAE. Pontos como a falta de adequação de chamadas públicas das escolas e inadequação dos cardápios com a produção local, bem como a ausência de habilitação sanitária dos produtores e a falta de conhecimento dos mesmos com relação ao Programa foram alguns dos pontos abordados ao longo do encontro.
Para a referência técnica da área de alimentos da Regional de Saúde de Diamantina, Milton Ribeiro, a Vigilância Sanitária precisa se adequar às mudanças trazidas pela Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Uma das iniciativas a serem feitas é procurar os produtores rurais das agroindústrias para cadastramento, acompanhamento e habilitação sanitária.
Milton ressaltou também a necessidade de apoio à organização do Circuito Alimentação, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que terá Diamantina como primeira sede descentralizada do evento. O circuito é uma estratégia associada ao Projeto “Novos Encontros”, do Governo de Minas Gerais, que ocorrerá em Diamantina nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2017, com o objetivo de fortalecer as chamadas públicas das escolas da rede estadual e municipal.
Já o superintendente Regional de Ensino, Leonardo Lemos, comentou que um dos pontos positivos para o PNAE foi a contratação de nutricionistas para todas as superintendências do estado de Minas. As áreas responsáveis pela organização do evento em Diamantina são a Superintendência de Ensino e a EMATER. Além disso, foi discutida na ocasião a execução do projeto “Vale Sustentável”, iniciativa do Grupo Interinstitucional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jequitinhonha, que objetiva a inclusão produtiva dos agricultores e produtores rurais de alimentos.
Autor: Rita Silva