A Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu nesta terça-feira (04/01) reunião de operacionalização da campanha de Influenza e ações para o enfrentamento da Febre Amarela. Estiveram presentes os coordenadores de Imunização e os coordenadores da Estratégia de Saúde da Família dos 53 municípios da Regional.
No período da manhã foi discutida a operacionalização da campanha de Influenza, que iniciará em 17 de abril e vai até 26 de maio, sendo o “Dia D” 13 de maio. Foram discutidas estratégias de trabalho, cobertura vacinal, grupos prioritários, informando que este ano os professores da rede pública e privada também farão parte desse grupo. Estratégias de como trabalhar com esse público também foram levantadas.
No período da tarde, reuniram-se os coordenadores de Imunização e de Estratégia de Saúde da Família dos 20 municípios da região que relataram casos de epizootia e ainda aqueles que tiveram epizootia confirmada para febre amarela. Os profissionais foram orientados sobre o desenvolvimento de tarefas de monitoramento rápido para a cobertura vacinal e varredura dos locais onde foram encontrados e confirmados os animais com febre amarela.
Para a referência técnica em Imunização Irene Podversek Reis, “é importante que os coordenadores participem dessas reuniões para se manterem atualizados, além de receberem e discutirem as estratégias do Programa Nacional de Imunização (PNI), sanar possíveis duvidas e corrigir falhas nos métodos utilizados nos anos anteriores”, apontou Irene. “Essas reuniões auxiliam no aumento da eficiência das campanhas de vacinação, para que os municípios consigam atingir suas metas, principalmente neste momento de alerta para a febre amarela”, completou.
O Ministério da Saúde envia informes técnicos que são complementados pela Regional de Saúde de Pouso Alegre e apresentados aos coordenadores de cada município, que por sua vez repassam aos profissionais que trabalharão na Campanha, visando conscientizar e mobilizar toda a população.
Autor: Juliana Horta de Almeida