SES-MG participa do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Imagem

Por meio da internet diversos gestores e profissionais de saúde assistiram, nesta sexta-feira (31/03), ao Web Seminário: Diretrizes para o eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG. O PMAQ é o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica voltado para gestores municipais e profissionais que atuam nas equipes de Atenção Primária.

Transmitido pelo Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte, o evento contou com cerca de 340 pontos on line em todo o Estado com 848 pessoas inscritas. A mesa do seminário foi composta pelo vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto Alves, a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado de Barcelos e o secretário executivo do Cosems-MG, Saulo Aparecido de Oliveira, além do coordenador do programa na Faculdade, professor Antônio Thomaz Matta-Machado.

Para a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado de Barcelos, a parceria entre os profissionais da atenção primária para a melhoria da saúde é de extrema importância. “Esperamos que com a realização deste e outros web seminários os profissionais tenham acesso e aproveitem para identificar ações importantes e que gerem apoio institucional para a saúde dos municípios”, disse.

O PMAQ também tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes de saúde a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos e propõe um conjunto de estratégicas de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes.

A Diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Mayla Magalhaes de Souza, afirmou que o PMAQ incentiva muito mais os gestores e as equipes a melhorar suas estratégias de trabalho, institucionalizando os processos e a gestão do Sistema único de Saúde. “Construir intervenções, melhorar o trabalho e lidar com situações dentro das equipes de saúde também são algumas propostas do PMAQ que irão contribuir para a melhoria da prestação e atendimento dos serviços de saúde”.

A próxima web aula será realizada no dia 10 de abril, às 14 horas. A web aula já está disponível no vídeo, abaixo:

 

 

Sobre o PMAQ

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida com o objetivo de promover avanços ao nível da excelência da atenção básica de saúde no Brasil. O projeto compreende a realização de avaliação das condições de acesso e de qualidade das Equipes de Saúde da Família (ESF). O Nescon é responsável pela avaliação externa das equipes de atenção básica nos estados do Acre, Rondônia e mesorregiões de Minas Gerais.

 

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima