No mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, por meio do Núcleo de Atenção Primária, realiza uma semana de capacitação com nutricionistas e técnicos municipais. O evento, que ocorre entre os dias 13 e 17 de março, apresenta pontos específicos sobre a Vigilância Alimentar e Nutricional. Na oportunidade, também foram apresentadas as melhores formas de conduzir o trabalho relacionado ao Programa Bolsa Família na Saúde.
Com a divisão dos municípios em pequenos grupos, a oficina ocorre em período integral. A apresentação subdivide-se em dois turnos: na parte da manhã é exposta a teoria sobre os temas abordados e, no turno vespertino, são colocados em prática os assuntos abordados no primeiro momento. Assuntos como a efetivação do município no que se refere à Vigilância Alimentar e Profissional e a responsabilidade de realizar o acompanhamento nutricional das famílias que fazem parte do Programa Bolsa Família foram abordados ao longo dos encontros.
Para a referência técnica de Vigilância Alimentar e Nutricional e do Programa Bolsa Família da Regional de Saúde de Patos de Minas, Daniella Fernanda Oliveira Soares, orientar os profissionais quanto às metas a serem atingidas foi um dos objetivos da oficina. “Além disso, buscamos capacitá-los para o atendimento, implementação das ações de vigilância em saúde e de promoção da saúde no município. Buscamos apresentar as diretrizes e metas que eles têm que cumprir em relação à política estadual de promoção à saúde e também acompanhar a meta do programa Bolsa Família em relação ao Pacto Interfederativo do ano de 2017”, completou a referência técnica.
Já a referência técnica do município de Brasilândia de Minas, Vanessa Soares da Silva, reforçou que a capacitação serve como uma reafirmação dos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo pela realização do trabalho, além de ser uma excelente oportunidade para os profissionais recém chegados na saúde adquirirem conhecimentos fundamentais para a execução das atividades. “Meu trabalho vai melhorar bastante, pois as informações que foram passadas aqui foram fundamentais para termos uma busca ativa dos pacientes e cumprirmos com êxito as metas presentes”.
Autor: Maryana Santos