Regional de Saúde de Divinópolis debate Promoção à Saúde e PMAQ no SUS

Crédito: Willian Pacheco

Nos dias 08 e 09 de março, no auditório da Regional de Saúde de Divinópolis, o Núcleo de Atenção Primária à Saúde realizou uma reunião com coordenadores da Atenção Primária e referências da Promoção à Saúde dos 54 municípios da Região Ampliada Oeste. Estava em discussão a Política Estadual de Promoção a Saúde (POEPS) e o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) com o objetivo de alinhar as ações e processos de trabalho para melhoria da qualidade e acesso na Atenção Básica e implementação do Politica Estadual de Promoção a Saúde.

A POEPS foi apresentada como uma política integrada com a Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).  Segundo as Referências da Regional de Saúde de Divinópolis, Agripina Fraga e Caroline Nogueira, “a POEPS busca ampliar a autonomia e a co-responsabilidade de sujeitos e coletividades no cuidado integral e promover o entendimento da concepção ampliada de saúde entre os trabalhadores da assistência e gestão“. A referência técnica da POEPS, Agripina Fraga, afirmou ainda que “a Política de Promoção Estadual foi formulada com a claboração de diversos atores municipais e estaduais, além de instituições de ensino parceiras, fortalecendo e acrescentando à Política Nacional de Promoção à Saúde em consonância com as especificidades de Minas Gerais.

A abordagem do PMAQ-AB coube as referência do Programa da Regional de Saúde de Divinópolis, Ana Maria Ribeiro de Almeida e Maria Helena Pereira Alves. O programa lançado em 2011 pelo Governo Federal tem como meta incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. “Este programa é importante como ferramenta de gestão, pois propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, além de elevar o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento”, ponderou a referência do PMAQ da SRS-Div, Ana Maria Ribeiro de Almeida.

Para a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Divinópolis, Cecilia Godoi, essas reuniões de alinhamento são fundamentais neste início de gestão dos municípios. “Diante do cenário que se apresenta com a troca de Gestão nos municípios, tornou-se necessário um alinhamento dos processos de trabalho bem como a troca de experiências entre profissionais e municípios”, frisou a coordenadora do Núcleo.

 

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima