A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio da área temática de Vigilância em Saúde, realizou nesta quinta-feira (16/02) as oficinas de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde (Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde) no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que teve início no dia anterior, aconteceu no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga e contou com a participação de profissionais de saúde dos 35 municípios do Vale do Aço.
Segundo a coordenadora do NUVEAST (Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Rejane Balmant, o objetivo das oficinas é orientar e apresentar os programas, fluxos e indicadores dos programas aos novos gestores e referências técnicas dos municípios. “É primordial que os municípios entendam as atribuições das vigilâncias para desenvolver as ações de forma efetiva. Conhecer os indicadores e assim cumprir as metas estabelecidas”, ressaltou.
A coordenadora da área temática de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ana Maria Rosado, informou que a Vigilância em Saúde é composta pela Vigilância Epidemiológica (NUVEAST) e Vigilância Sanitária (NUVISA), ao todo são 36 indicadores.
“Estes indicadores, que foram apresentados durante o evento, visam qualificar as ações de Vigilância em Saúde nos municípios, bem como orientar os coordenadores municipais, tanto os que já conhecem o trabalho, quanto os que estão chegando agora, das novas especificações da Vigilância em Saúde. Além de alinhar sobre a situação atual da Vigilância em Saúde nos territórios”, explicou. Ana Maria
As oficinas contaram com participação de diversas referências técnicas dos municípios, como coordenadores de epidemiologia, da atenção primária, de vigilância ambiental e de vigilância em saúde. “O resultado foi muito bom. Essas oficinas serviram como uma capacitação, pois assim como eu, muitos coordenadores são novos na função e não estavam cientes de todos os programas e indicadores. Agora é trabalhar”, enfatizou Jairo da Silveira, Coordenador de Vigilância em Saúde, epidemiológica e Sanitária do município de São Domingos das Dores.
Durante as oficinas, as referências técnicas do NUVEAST e do NUVISA da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, apresentaram os trabalhos que são realizados pelos núcleos e seus respectivos indicadores, são eles: Joel Caldas, Dione Vaz, Elaine Coelho, Cássia Soares, Rosemeide Silva, Sérgio Ribeiro, Michelle Batista, Carolina Spinola, Micheli Egídio, Camila Bispo, Fabiano Martins, Aline Santos, Renata Garajau e Walisson Oliveira.
Autor: Flávio Augusto Ribeiro Samuel