Regional de Saúde de Ituiutaba promove capacitação para profissionais da Atenção Básica

Imagem

Foi realizada no Auditório do Centro da Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores (CEMAP), nesta quinta-feira (09/02), capacitação para Descentralização da Testagem Rápida da Sífilis, HIV, Hepatite B e C, na Atenção Básica. Conduzida pela enfermeira, Isabela Neves Muniz Ribeiro, a capacitação teve como objetivo qualificar os profissionais de saúde para execução da testagem rápida, melhorando o acesso da população e possibilitando o diagnóstico precoce, bem como o tratamento do HIV, da Hepatite B e C e Sífilis.

1° etapa para descentralização

Nesta fase, busca-se desenvolver competências profissionais para incorporar a testagem rápida com acolhimento e aconselhamento, garantindo respeito, sigilo, confidencialidade e fomentando a melhoria do acesso e da qualidade nos serviços que prestam atendimento às DSTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais.
Durante a capacitação, a enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Vanessa dos Santos Andrade, destacou a importância do diagnóstico precoce, do encaminhamento ao Centro de Testagem, do acompanhamento para tratamento do paciente e também da busca ativa dos parceiros para testagem.

Sobre os testes rápidos

Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. São recomendados para testagens presenciais e podem ser feitos com amostra de sangue total obtida por punção venosa ou da polpa digital, ou com amostras de fluido oral.

 

Autor: Otalino Antonio Rodrigues Filho

Rolar para cima