Regional de Saúde de Juiz de Fora apresenta plano de Vigilância em Saúde no SUS

Crédito: Adriana Mendes
Nesta segunda e terça-feira (30 e 31 de janeiro), a Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu representantes de 34 municípios, entresecretários municipais de saúde, coordenadores de Vigilância em Saúde e suas respectivas equipes de trabalho dos municípios da área de atuação da Regional. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto piloto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)
 
Na ocasião, o superintendente da Regional de Juiz de Fora, Oleg Abramov, explicou como será o projeto e a atuação dos técnicos em Vigilância em Saúde. Oleg também apresentou as equipes multidisciplinares, compostas por servidores do NUVISA e NUVEAST, que serão responsáveis pela implementação das políticas, diretrizes, prioridades na área de Vigilância em Saúde e monitoramento de Indicadores em Saúde, no âmbito de seus limites territoriais, apoiando e cooperando tecnicamente junto aos municípios no fortalecimento da gestão das ações de Vigilância.
 
A coordenadora de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Eliana Maria Alonso de Carvalho Fioravante, apresentou as normas gerais para participação, execução, acompanhamento, monitoramento e avaliação do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde. “O comparecimento das equipes municipais de vigilância em saúde foi excelente. O evento proporcionou um debate técnico de grande relevância para o fortalecimento da implantação do projeto piloto de Vigilância em Saúde no SUS. Além disso, os participantes demonstraram um grande interesse no programa de monitoramento das Ações de Vigilância que se inicia em 2017 e o propósito de cumprimento dos indicadores”, concluiu. Nos dois dias de encontro, foi apresentada também como será feita a divisão dos territórios, contemplando cinco grandes áreas e subdivisões:
 
– Microrregião Juiz de Fora /Lima Duarte/ Bom Jardim de Minas, divididas em três áreas:
 
Área 1 – Município de Juiz de Fora.
 
Área 2 – Municípios do Sul de minas, subdividida em área 2A, com sete municípios, e área 2B, com seis municípios.
 
Área 3 – Municípios próximos a Juiz de Fora (polarizados a JF), subdividida em área 3A, com cinco municípios, e área 3B, com seis municípios.
 
– Microrregião: Bicas/São João Nepomuceno:
 
Área 4 – Subdividida em área 4A, com seis municípios, e área 4B, com três municípios.
 
– Microrregião: Santos Dumont:
 
Área 5 – com três municípios.
 

Autor: Adriana Mendes

Rolar para cima