SES-MG realiza oficina sobre percepção da imagem corporal

Imagem

Nesta sexta-feira (21/10) a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou uma oficina sobre percepção corporal, na cidade administrativa, em Belo Horizonte. O objetivo do encontro, que reuniu servidores da Cidade Administrativa, foi discutir as diferentes maneiras como percebemos nosso próprio corpo, a relação com a alimentação, estética e padrões de beleza.

Crédito: Marcus Ferreira

A psicóloga da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Luciana Andrade, explicou a importância de se refletir sobre como os modismos e cobranças da sociedade interferem na imagem e percepção que temos do nosso próprio corpo. “A mídia nos bombardeia com uma série de estímulos sobre comportamento e beleza. Por isso é tão importante refletirmos sobre a imagem que temos do nosso corpo”, explica.  Se desvincular dos padrões de beleza e comportamento impostos pela sociedade passa a ser um fator importante na busca pelo bem estar. Dietas mágicas que prometem o que não conseguem sustentar, por exemplo, podem acabar ocasionando riscos à saúde física e mental. Além disso, os padrões de beleza mudam ao longo do tempo, sendo necessário respeitar a própria dinâmica corporal. “O nosso corpo fala e acima de tudo precisamos estar bem com o que comemos. É importante se descobrir, se olhar, ver o lado bonito que você tem e só você poderá mostrar às outras pessoas”, disse. 

A oficina integrou e encerra as atividades da Semana Mundial da Alimentação Saudável, que contou com palestras, seminários e feira de alimentação sustentável ao longo desta semana.

Autor: Jéssica Gomes

Rolar para cima