Funed participa do XXIV Simpósio de Plantas do Brasil

Imagem: ACS/Funed

Servidores e bolsistas de iniciação científica dos serviços de Fitoquímica e Prospecção Farmacêutica e Biotecnologia Vegetal da Fundação Ezequiel Dias (Funed) participaram do XXIV Simpósio de Plantas do Brasil, realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, no Minascentro. O encontro reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior.

Seis participantes da Funed apresentaram trabalhos desenvolvidos na Fundação. A estagiária Marina Pereira Rocha, orientada pelas pesquisadoras Priscilla Campana e Cláudia Gontijo, foi premiada como a melhor apresentação oral do Simpósio. O trabalho consiste em um estudo fitoquímico biomonitorado pela atividade anticolinesterásica in vitro de frações obtidas de Esenbeckia sp.

Priscilla Campana e Cláudia Gontijo explicam que os trabalhos desenvolvidos pela Funed e apresentados no Simpósio, tem como objetivo identificar produtos naturais oriundos da biodiversidade de Minas Gerais e poderá fornecer uma alternativa terapêutica no tratamento de doenças neurodegenerativas.

Visitante

Durante o Simpósio, o professor emérito da Universidade de Leiden, na Holanda, Robert Verpoorte, referência em produtos naturais, editor de um dos periódicos mais importantes na área (Journal of Ethnopharmacology), mostrou-se interessado em conhecer os laboratórios da Funed e o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Fitoquímica e Biotecnologia da Fundação. Verpoorte esteve na Funed na segunda-feira, 26/9, e de acordo com Cláudia Gontijo, foi uma honra recebe-lo. Priscilla Campana acrescenta que foi uma oportunidade de trocar experiências, mostrando novos caminhos, baseados nos conhecimentos que Verpoorte possui.

Para mais informações, acesse o link: http://xxivspmb.ceplamt.org.br/premiacoes/

Autor: Luciane Marazzi (Funed)

Rolar para cima