Regional de Barbacena promove capacitação do Programa de Controle do Tabagismo

01 8

Nestas quarta e quinta-feira (17 e 18/08) de agosto, profissionais de saúde dos municípios pertencentes às microrregiões de Barbacena e Congonhas/Conselheiro Lafaiete participam de capacitação do “Programa de Controle do Tabagismo – Minas Gerais”.

Promovido pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, a capacitação tem o objetivo de orientar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde em relação ao Plano para Implantação da Abordagem e Tratamento do Tabagismo no SUS, do Ministério da Saúde. O Plano foi elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) dentro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, e visa reduzir a prevalência de fumantes no país e sua consequente morbimortalidade por doenças relacionadas ao tabaco.

“Para esse evento nós convidamos os representantes das áreas responsáveis por repassar essa capacitação para todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde dos municípios, que são os Coordenadores da Atenção Primária, os Farmacêuticos e as Referências Técnicas de Tabagismo”, explicou a Coordenadora do NAPRIS da SRS Barbacena, Ana Waldemira Dornelles.

O evento conta com uma programação que envolve questões como: políticas públicas do tabagismo, legislações pertinentes, conceitos para abordagem ao fumante, terapia cognitivo-comportamental, tratamento medicamentoso, fatores dificultadores para a cessação do tabagismo, benefícios ao parar de fumar, avaliação clínica do fumante, promoção da saúde e experiências exitosas.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima