Nos dias 23 e 24 de maio, em Curitiba (PR), foi realizado a Câmara Técnica de Comunicação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A proposta do encontro foi facilitar o intercâmbio de experiências entre profissionais de saúde para a promoção e sustentação das intervenções de comunicação em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e definir a elaboração de um projeto internacional lusofrancófono focado na Promoção da Saúde e na Atenção Primária.
O evento ocorreu como pré-atividade da 22° Conferência Mundial de Promoção da Saúde, que foi realizado entre os dias 22 a 26 de maio. Na oportunidade, o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), representado pelo jornalista e coordenador do núcleo, Joney Fonseca, ministrou uma palestra sobre o trabalho de mobilização social em saúde pública desenvolvido em Minas Gerais.
“A Câmara Técnica foi uma grande troca de experiência entre os assessores e profissionais que fazem parte das Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Pude notar que eles ficaram muito surpreendidos com o nosso trabalho de comunicação integrada dentro da Assessoria de Comunicação da SES-MG. Citei como exemplo o desdobramento que fazemos com as campanhas publicitárias que rende ações para o jornalismo, para a comunicação digital, para a área de relações públicas e, principalmente, para a mobilização social. Além disso, nossa rede de mobilização foi bastante elogiada pelo nível de organização e articulação e, ao mesmo tempo, pude colher sugestões interessantes que podem melhorar ainda mais o nosso trabalho”, explica Joney.
Veja também no Blog da Saúde MG:
– OMS defende fortalecimento e ampliação do Sistema Único de Saúde
Quem também participou do evento foi a servidora da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Luciana D’Ávila. Ela apresentou um trabalho sobre o Sistema de Pesquisa do Direito Sanitário que busca a qualificação das decisões em Minas Gerais. Outra servidora da ESP-MG que também esteve na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde foi a Superintendente de Pesquisa da ESP-MG, Marilene de Barros, que apresentou um trabalho sobre “a experiência com a pesquisa-ação no âmbito da ESP-MG como uma metodologia para a promoção da saúde”.
A Conferência Mundial de Promoção da Saúde é realizada a cada quatro anos e para esta 22ª edição foi estimado um público de cerca de 2,5 mil pessoas – entre pesquisadores, gestores, organizações não-governamentais e a comunidade científica mundial. A cidade de Curitiba foi selecionada em uma disputa com Durban, na África do Sul, e Taiwan, na China. Foi a primeira vez que a conferência foi realizada em uma cidade latino-americana.
Autor: Wander Veroni