Foi anunciada ontem (17/05), em coletiva de imprensa, a autorização pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 197, do funcionamento do curso de bacharelado em Medicina na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Esse processo teve o apoio decisivo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde em Governador Valadares (SRS-GV), em trabalho conjunto com a Comissão Intergestora Regional Unificada (CIR) e da Comissão Intergestora Bipartite (CIB SUS), através da aprovação, em fevereiro deste ano, da deliberação 2.272 de 17/02/16 que recompõe a Região de Saúde de Valadares, integrando as regiões de Mantena e Resplendor.
O anúncio realizado no gabinete da reitoria da Univale, contou com as presenças do presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), Rômulo César Leite Coelho; do reitor da Univale, José Geraldo Lemos Prata; da pró-reitora, Lissandra Lopes Coelho Rocha; do deputado federal Leonardo Monteiro, do superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Derli Batista da Silva e da prefeita Elisa Costa.
A recomposição da Região de Saúde de Valadares, através da revisão do Plano Diretor de Regionalização (PDR) foi fundamental, já que para que a Univale oferecesse esse curso, deveria haver a vinculação leito/SUS, obedecendo o critério de que para cada vaga oferecida no curso seriam necessários 5 vagas pelo leito/SUS e como município de Valadares não teria como atender esse item sozinho, foram incluídas as regiões de Saúde de Mantena e Resplendor. Isso inclusive, vai propiciar aos municípios parceiros que tenham nas suas unidades hospitalares , alunos de medicina no sistema de internato.
O presidente da Fundação Percival Fauquhar (FPF), mantenedora da Univale, ressaltou o apoio da SRS-GV na aprovação e a importância do curso para Valadares e região. “No meio do processo de aprovação, foi fundamental a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através da SRS-GV, que nos ajudou na mudança do arranjo da Regional de Saúde. Essa parceria da Universidade com o poder público é decisiva na medida que vamos afetar a região com novos alunos e depois com vários profissionais , oferecendo um melhor serviço a comunidade. É um sonho antigo e uma vitória que se concretiza hoje”, afirmou.
O superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Derli Batista da Silva, também destacou a relevância do novo curso para toda a região. “Um importante impacto será de contribuir para a formação de profissionais, fortalecendo e ampliando inclusive os cuidados e o acesso aos serviços de saúde de forma mais qualificada na região, já que teremos preceptores e professores, com mestrado e doutorado, acompanhando os alunos dentro da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou.
Autor: Frederico Bussinger