Varginha recebe capacitação sobre Assistência Farmacêutica

IMG 4647

Em razão do início da execução do Programa da Regionalização Ata de Registro de Preço Estadual (ARPE) pelos municípios de gestão Totalmente Centralizada no Município (TCM), a Superintendência Regional de Saúde de Varginha recebeu, nesta quarta-feira (11/05), no auditório do SEST/SENAT Varginha, referências da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para Capacitação acerca da execução do novo processo.

Profissionais farmacêuticos das Regionais de Saúde quem compõem a Região Ampliada Sul – Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha – participaram da capacitação e convocaram seus 53 municípios, no total, incluídos no público-alvo (totalmente centralizados) para participação, envolvendo farmacêuticos, gestores de saúde e financeiros dos municípios.

Renata Alcântara, diretora de Medicamentos Estratégicos da SAF, e Laíse Rodrigues, coordenadora do Projeto de Regionalização do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, repassaram aos profissionais presentes todo o processo de trabalho que se iniciou em agosto de 2015, quando da divulgação do novo modelo de regionalização da Assistência Farmacêutica, até os dias atuais, em que estão sendo iniciados os repasses dos recursos e execuções das atas. O público presente participou ativamente da capacitação, apresentando as realidades municipais e as dúvidas mais frequentes entre as equipes.

Esta é a quinta capacitação realizada pela equipe ao longo do Estado, onde 261 municípios aderiram ao projeto. Para as referências presentes, “a proposta é de cooperação técnica aos municípios na aquisição e distribuição de medicamentos por meio de atas regionais de registro de preços, com ampliação do elenco disponível, obedecendo os princípios do SUS e objetivando sempre a melhoria para o paciente”.

Autor: Tânia Machado

Rolar para cima