Regional de Divinópolis expõe trabalhos de usuários de Centro de Saúde Mental

Imagem

O Centro de Convivência de Saúde Mental Dr. Peri Tubinambás, localizado em Itaúna, município do Centro-Oeste de Minas, realizou nesta terça-feira, 3 de maio, uma exposição de artesanato no saguão da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div). Objetos como quadros, porta-jóias, tapetes e diversas outras peças decorativas foram expostas para apreciação de funcionários, gestores e usuários que estivem na instituição de Saúde. A exposição faz parte das comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

A usuária do Centro, Dejanira Ana da Anunciação, 63 anos, considera o local como sua segunda casa. “A convivência no centro é ótima. Eu participo de todas as exposições, posso conversar, aprender e interagir. Eu faço de tudo: cartão, bijouteria e agora eu estou pintando quadros”, contou a usuária. A superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Gláucia Sbampato, reforçou que é extremamente importante valorizar o trabalho dos usuários. “O papel da Regional é de parceria e de incentivo a esses trabalhos”, comentou.

A psicóloga do Centro, Josete Maria Saldanha Franco, destacou que o local não é um lugar de tratar a doença, mas de fazer as pessoas repensarem seus projetos de vida. “Os usuários estão resgatando seus laços sociais e de cidadania. É uma ponte entre a Saúde Mental e a sociedade”, frisou a psicóloga.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima