Como um passo estrutural, foi inaugurada no final da tarde desta quinta-feira (18/02) em Governador Valadares, a sede administrativa provisória do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de MG (Consurge). O evento contou com a participação de prefeitos da região, da Superintendência Regional de Saúde, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, de profissionais de saúde municipais e estaduais, bem como da população.
Nesta primeira etapa, o investimento é de mais de R$ 5,7 milhões. O montante será utilizado na aquisição de material permanente, consumo, contratação de serviços e aquisição de veículos para início das atividades de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) nas Regiões de Saúde Governador Valadares, Mantena, Resplendor e Santa Maria do Suaçuí/São João Evangelista, beneficiando uma população estimada de 670 mil pessoas.
A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, que preside o consórcio de municípios responsável por gerir o SAMU Regional, ressaltou a importância do Consurge para a região e o fundamental apoio do Governo de Minas. “Esse é um momento importante de avanço e conquista para a saúde de Valadares e de todo o Vale do Rio Doce. Teremos bases descentralizadas do SAMU em cidades da região, com os hospitais tendo mais investimentos do Governo do Estado no custeio de sua manutenção para viabilizar a retaguarda no atendimento de urgência e emergência”, frisou.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Derli Batista da Silva, salientou o avanço que representa a implantação do SAMU para a saúde regional e resgatou a história do serviço. “Há pouco mais de uma década, o então presidente Lula criou o SAMU em nosso país suprindo uma lacuna no sistema público de saúde e garantindo o melhor cuidado com a saúde das pessoas em um momento tão crítico, como os das situações de emergência. O governo atual em Minas amplia o acesso e a qualidade desse Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a toda população do Vale do Rio Doce, refletindo diretamente na dignidade humana e na defesa da vida”, afirmou.
O SAMU Regional no Vale do Rio Doce abrangerá 51 cidades e vai contar com 18 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USA), essas últimas com equipamentos para Tratamento Intensivo (UTI Móvel). A equipe do SAMU Regional é composta por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e socorristas, e as ambulâncias estarão distribuídas ao longo da malha rodoviária da região e também nos municípios, garantindo o atendimento de urgência em situações clínicas e traumáticas. Com isso, o Governo de Minas está fortalecendo a Rede de Atenção em Urgência e Emergência, assegurando maior cuidado com a saúde das comunidades e com a vida das pessoas.
Autor: Frederico Bussinger