Profissionais de saúde participam de Oficina de Regionalização do SAMU Região de Saúde de Ouro Preto

Médicos, condutores socorristas, técnicos e enfermeiros da Região de Saúde de Ouro Preto se reuniram na Oficina de Regionalização do SAMU nesta quarta-feira (03/02). O encontro é parte da primeira fase de implantação do SAMU Regional da Rede de Urgência e Emergência da Região de Saúde Ampliada Centro.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os gestores municipais de saúde tiveram um papel fundamental na articulação e aprovação do novo desenho das centrais de regulação do SAMU Centro, nas reuniões do Grupo Condutor Estadual, na Comissão Intergestores Regional Centro (CIRA Centro) e na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS). O Consórcio Interestadual Aliança para a Saúde (CIAS) também tem um papel fundamental na concretização desse novo desenho do SAMU, iniciando a operacionalização do serviço.

A secretária de saúde de Ouro Preto, Sandra Guimarães, agradeceu a parceria tanto do consórcio quanto da Superintendência Regional de Saúde – SRS-BH, que contribuíram para mais um reforço na assistência da região.

Débora Marques Tavares, da SRS-BH, também enfatizou que os cidadãos de Ouro Preto e Mariana terão um reforço na saúde, sendo que esta etapa é mais uma conquista para a região. Representando a Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, Alexandre Viana de Andrade, também apresentou para os profissionais de saúde o fluxo da rede no Estado.

Ainda durante o evento, o presidente do Consórcio Aliança para a Saúde, Fernando Pereira Gomes Neto, destacou a importância social que cada profissional de saúde exerce ao trabalhar no SAMU. “O SAMU é prestado para a população e o seu trabalho reflete em inúmeras vidas salvas e nos profissionais que se dedicam a esta missão”, ressaltou Fernando.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima