Autoridades se reúnem para celebrar o primeiro ano do SAMU Macro Sul

Imagem

O SAMU da região Macro Sul de Minas Gerais realizou na sexta-feira (29/01), em Varginha, uma cerimônia em comemoração ao 1º ano de funcionamento do serviço, completado em 31 de janeiro.  O evento comemorativo contou com a presença de prefeitos e secretários de saúde das 152 cidades que compõem o SAMU, bem como autoridades municipais, regionais e estaduais.

Crédito: Tânia Machado

A Coordenadora da Urgência e Emergência da SES-MG, Luciana Márcia Felisberto, esteve presente na ocasião, bem como os Superintendentes Regionais de Saúde de Alfenas, Laércio Cintra Nogueira, de Varginha, Tarcísio Luiz de Abreu e de Passos, Luiz Carlos Leite. A Superintendência de Pouso Alegre foi representada pela servidora Adriana Aparecida Silva.      

Um histórico foi apresentado em forma de vídeo aos presentes e foram enumeradas as ações e descritas a estrutura do SAMU na região, bem como os resultados dos atendimentos e as melhorias trazidas pelo serviço. O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL-SAMU), João Paulo Ribeiro, completou a descrição do primeiro ano citando momentos importantes deste período.

O SAMU

O serviço é oferecido aos cidadãos pelo governo federal, em parceria com os governos estaduais e municipais. Funciona 24 horas por dia, todos os dias. As ligações para o número, 192, podem ser feitas de qualquer telefone, fixo ou móvel. A equipe do SAMU é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que atendem urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, gineco-obstétricas e de saúde. Neste um ano de funcionamento, mais de 2 mil atendimentos obstétricos foram realizados com o auxílio do serviço da Macro Sul.

O Secretário Executivo do SAMU, Jovane Ernesto Constantine, em sua fala, agradeceu a todos os gestores e prefeitos pelo apoio e retorno oferecido sobre o serviço nos municípios, reafirmando, então, o compromisso de “trabalhar diuturnamente com foco na missão de salvar vidas”, finalizou.

Autor: Tânia Machado

Rolar para cima