Saúde do Idoso é tema de Capacitação na SRS Varginha

Crédito: Maria Clara Belo

Nesta terça-feira (15/12), foi realizada uma Capacitação em Saúde do Idoso. O evento aconteceu no auditório da SRS Varginha e teve como objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Idosa e capacitar os municípios para o desenvolvimento de ações nesta área.

Inicialmente, Patrícia Bento, Referência Técnica da SRS Varginha, apresentou dados estatísticos sobre a população idosa no Brasil e ainda mostrou os dados da SRS Varginha, retratando o resultado do formulário – Diagnóstico Regional de Saúde da Pessoa Idosa – repassado aos municípios jurisdicionados, a fim de identificar demandas específicas e dar suporte aos mesmos.

O evento contou com a presença da Tecnologista em Gestão e Políticas de Saúde, do Ministério da Saúde, Cláudia Ribeiro, que abordou temas referentes à população Idosa, como a Política Nacional do Idoso, Ações Estratégicas, Campanha de Promoção à Saúde, Mapeamento de Experiências Exitosas, 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e falou ainda sobre o Envelhecimento Populacional e Atenção à Saúde do Idoso. “O envelhecimento não começa a partir dos 60 anos, mas sim, desde o momento em que nascemos”, ressaltou.

A servidora Adriana de Faria, Referência em Promoção à Saúde na SRS Varginha, realizou apresentação que abordou a violência contra o idoso. As diversas formas de violência foram apresentadas ao público, bem como as notificações nos municípios jurisdicionados à SRS Varginha. Para complementar, Adriana reforçou  a importância de qualificar a Equipe de Saúde da Família para averiguar os casos de violência nos domicílios. “A responsabilidade e o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais para a verificação dos casos de violência, pois mesmo uma vestimenta imprópria a um idoso ou um hematoma são meios de diagnosticar a situação”, concluiu.

Ao final das apresentações, foi realizada uma atividade para troca de experiências entre as referências presentes.

Autor: Maria Clara Belo

Rolar para cima