O Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, participou na última sexta-feira, 11/12, no Centro de Treinamento da Prefeitura de Ipatinga (Cepai), da Assembléia de ratificação da instalação do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISVALES.
Segundo o Superintende Wagner, o objetivo do evento foi detalhar o plano de trabalho com etapas, prazos, orçamentos e protocolo de intenções para a implantação do Samu Regional.
“Trata-se da primeira reunião deliberativa do CISVALES. O projeto do SAMU Regional e do Consórcio, foram apresentados em dezembro de 2013, mas só em outubro deste ano o atual governo estadual acatou o pedido dos municípios para o desmembramento do Consurge, que agora passará atender apenas às cidades da regional de Governador Valadares” informou Wagner.
Durante a assembleia, foi realizada a eleição da Mesa Diretora e do Conselho Deliberativo e Fiscal do CISVALES. A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, foi eleita Presidenta do Conselho Deliberativo. Já o prefeito de Caratinga, Marco Antônio, foi eleito 1º vice-presidente, a prefeita de Coronel Fabriciano, foi eleita 2ª vice-presidenta e o prefeito de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte (Zizinho), foi eleito Secretário Geral.
A expectativa é que o Samu Regional comece a operar ainda no primeiro semestre de 2016. O funcionamento do serviço, que terá mais de 200 funcionários concursados, vai movimentar mensalmente cerca de R$ 1 milhão, rateados entre União, Estado e municípios.
Samu Regional
O Samu Regional contará com até 13 bases descentralizadas e distribuídas estrategicamente entre os municípios que vão compor o Consórcio. A Central de Regulação, para onde serão direcionados todas as chamadas do 192 funcionará em Ipatinga, que já conta com o serviço há mais de dez anos. As quatro bases do Samu de Ipatinga estão mantidas, três são equipadas com Unidade de Suporte Básico (USB) e uma, com UTI móvel.
Autor: Flávio Samuel