GRS Pedra Azul realiza ações sobre Saúde do Homem

Imagem

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul encerrou na manhã dessa segunda-feira (30/11), na sede da Regional, as ações em comemoração à saúde do homem em novembro. O servidor do Apoio Administrativo, David Ornelas, também professor de karatê e adepto à prática de atividade física, organizou uma aula de ginástica laboral destinada aos servidores da Regional. “A partir de agora, iremos realizar atividade física toda segunda-feira, pela manhã e pela tarde, no pátio ou no auditório da Regional. Essa ação visa estimular os servidores a interagirem mais e terem uma saúde melhor. Eles começam a se exercitar aqui, e, posteriormente, poderão estar mais motivados a fazer alguma atividade após o horário de trabalho”, explicou.
Crédito: Allan Campos
Outra ação de destaque realizada pela GRS Pedra Azul foi a reunião na última sexta-feira (27/11), ocasião em que foram apresentados os resultados do questionário sobre saúde do homem, respondidos pelos servidores. A enfermeira da Atenção Primária e referência técnica de Atenção Integral à Saúde, Veruska Sousa, apresentou dados que mostram as principais causas de óbitos em homens no Brasil. Dentre essas causas, estão: aparelho circulatório, causas externas e tumores, sendo os mais comuns, a traqueia, brônquios, pulmão, próstata e estômago. “Com relação à pesquisa que realizamos aqui na GRS, as respostas dadas pelos servidores possibilitaram que concluíssemos que 
a maioria deles preocupa-se com a saúde e buscam hábitos de vida mais saudáveis”, disse. Já com relação aos principais fatores de riscos, os servidores apontaram que tem uma alimentação rica em gordura e carne vermelha, sedentarismo e estresse.

“Durante toda a organização do evento, percebemos o quanto os homens têm interesse em participar das ações de saúde, porém, a timidez muitas vezes os impede de expressar suas dúvidas e ideias para promoção à saúde. As entrevistas gravadas foram a oportunidade para que os homens contribuíssem com a mobilização da saúde integral do homem, algo que todos concordaram ser uma forma ideal para estimular a maior participação deles”, frisou a enfermeira do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Fernanda Pamponet.

Mobilização nos municípios

Em Ponto dos Volantes, foi realizado, na última sexta-feira (27/11), um encontro com os homens da faixa etária a partir de 45 anos, para orientar a importância da prevenção de doenças, como o câncer de próstata, diabetes e hipertensão arterial. Houve também a participação de um sargento da Polícia Militar que discursou sobre violência doméstica e um alongamento com a educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Em Felisburgo, a nutricionista Anne Rafiza destacou os riscos sobre diabetes e a importância de uma alimentação saudável enquanto a fisioterapeuta Stella Cunha abordou a necessidade de se realizar atividade física regularmente. Em Cachoeira de Pajeú, também foi dado foco no cuidado ao diabetes, sendo realizadas reuniões em formato de bate papo para que as pessoas pudessem dar seus testemunhos e trocar experiências. “O nosso corpo é como uma engrenagem. Se só viver de medicamentos, a nossa máquina uma hora vai dar problema. Por isso devemos fazer a parte preventiva, com troca do óleo da atividade física, abastecer de alimentos saudáveis e dar manutenção no estilo de vida”, disse o educador físico do NASF, Daniel Mendes.

Já em Jequitinhonha foi realizado uma corrida e um passeio ciclístico, visando estimular os homens a movimentarem o corpo. Na cidade de Pedra Azul, a Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras de prevenção ao diabetes nas unidades de saúde. A enfermeira e coordenadora da Atenção Primária, Fernanda Botelho, disse que o objetivo do evento é prevenir danos maiores e orientar os pacientes a cuidar do próprio corpo e de sua saúde.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima