A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou nesta terça e quarta-feira, (24/11) e (25/11), no auditório da Unidade Descentralizada de Caratinga – UDC, a Capacitação em Imunização Modalidade Atualização. O evento teve como objetivo capacitar os profissionais da área da microrregião de saúde de Caratinga (ao todo 13 municípios), responsáveis pela sala de vacina. Os participantes receberam também informações técnicas e científicas sobre orientação e aplicação dos imunobiológicos aos usuários do SUS.
A atualização foi ministrada pela enfermeira e referência técnica em imunização da SRS de Coronel Fabriciano, Micheli Moreira Egydio. De acordo com Micheli, a atualização visa suprir as necessidades técnicas dos profissionais que atuam nas salas de vacinas. “Esta capacitação em imunização permite aos profissionais uma atualização técnica importante para a prática do dia a dia, envolvendo o esquema de vacinação, eventos adversos, funcionamento da rede de frio, organização, limpeza e manutenção da sala de vacina, administração de vacinas e outros procedimentos”, ponderou Micheli.
Joana D’árc Moraes Sales, referência técnica do SI-CRIE (solicitação de imunológicos especiais) que também coordenou os trabalhos da capacitação, abordando o fluxo de acesso a vacinas, soros e imunoglobinas especiais, “o curso é uma oportunidade para que os municípios e os profissionais se desenvolvam mais. A imunização tem um papel fundamental, que é o de evitar a proliferação e até mesmo ressurgimento de doenças infecto-contagiosas”.
A técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacina do município de Santa Bárbara do Leste, Kátia Regina Soares Oliveira, ressaltou: “a capacitação é de extrema importância para nós profissionais da saúde pública. São mais de 20 anos que atuo em sala de vacina e, hoje, com a capacitação, diversas dúvidas foram sanadas. Sem dúvida aprendi mais. Acredito que as capacitações em imunização e atualização do calendário vacinal devem ser realizadas com os profissionais da sala de vacina juntamente com os coordenadores da Atenção Básica de Saúde de forma periódica”.
Autor: Flávio A. R. Samuel